Alunos de Odontologia denunciam falta de materiais

Alunos de odontologia

Estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam neste momento uma manifestação em frente ao prédio da Faculdade, no bairro Guamá, denunciando a falta de materiais básicos para a realização de atendimentos à população.

Segundo os universitários, faltam luvas, fichas de atendimento e outros itens que deveriam ser fornecidos pela faculdade. Eles explicam que existe um repasse de verbas federais para este fim. Os estudantes alegam que estão utilizando o próprio dinheiro para repor o material.

Procurado pela reportagem do DOL para falar sobre o assunto, o diretor da Faculdade de Odontologia, Armando Chermont, explicou que o material ainda não foi reposto por um problema burocrático.

“Esse material está sendo comprado pelo Instituto, mas questões burocráticas exigem que pelo menos três empresas entrem na licitação. Apesar da demanda em materiais ser de R$ 70 mil, apenas uma firma se interessou”, contou. Segundo o diretor, por esse motivo a compra foi embargada pela procuradoria da UFPA.

Para solucionar o caso, Armando Chermont alegou que uma lista emergencial de materiais já foi apresentada aos órgãos competentes da UFPA e, em 15 dias, o problema deve ser provisoriamente resolvido.

Haverá uma reunião nesta quarta-feira (11), às 13h, entre representantes da Faculdade de Odontologia e a cúpula da UFPA para definir a situação.

Fonte: DOL

2 comentários em “Alunos de Odontologia denunciam falta de materiais

  • 12 de abril de 2012 em 22:21
    Permalink

    é isso ai… nós estudantes não podemos ficar de braços cruzados! tem que protestar e mostrar a realidade do curso de odontologia! até onde eu sei eles alegaram que é um problema de licitação, mas o curso vai completar 100 anos e nuuuunca teve materiais suficientes comprado pelo governo nas clínicas! e o pior é que compramos dos nossos bolsos, chagando a gastar cada aluno R$5.000 em um único semestre, e ainda temos que assinar o termo do SUS, como se o material fosse do governo! portanto esse problema não é de hoje Reitoria! fazem 98 anos que essa licitação tá com atraso?

    Resposta
  • 11 de abril de 2012 em 19:39
    Permalink

    ISSO NÃO É SÓ POR LÁ !

    Aqui mesmo em Santarém , tenho várias amigas odontólogas q/ atuam na ÁREA PÚBLICA, sempre comentam q/ É UMA CONSTANTE FALTAR MATERIAL p/ exercerem suas profissões c/ higiene e segurança. Certa vez presenciei uma reclamando no celular, muito… \”chateada\”, p/ seu superior hierarquico \” HOJE EU NÃO VOU TRABALHAR SE NÃO TIVER LUVAS!\”

    Imaginem o drama q/ vivem os dentistas do setor público… Deve ser fogo!Nessas horas percebo q/ eles exercem seus ofícios na raça!

    O material p/ trabalharem corretamente , FALTA INCLUSIVE O MÍNIMO, então, imaginem os remédios P/ os pacientes!

    Agora imaginem pq falta recursos, dinheiro p/ tudo…. Pagamos muitos impostos, o nosso dinheiro vai p/ os cofres públicos mas daí p/ frente só Deus sabe!

    Ainda nesta semana uma dentista comentava comigo numa conversa informal, da cultura q/ tem o povo carente daqui de nossa região ,de: \”doeu o dente manda arrancar\”. ISSO É UM ABSURDO!
    A saúde bucal é de muita importância , merece TODA A ATENÇÃO do Poder Público. TEM Q/ SER LEVADA A SÉRIO! TEM QUE TER INVESTIMENTOS!

    Educar o povo p/ valorizar seus dentes, isso é conto…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *