Dia do Índio em Santarém coroado com Exposição

Exposição indígena no Museu João Fona

Está sendo realizado desde segunda-feira (16/04) no Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém), uma Oficina de Assemblagem de Arte e Cultura Indígena, de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e Planejamento (SEMPLAN), com a colaboração de alunos indígenas do turno noturno da UFOPA, que objetiva destacar a importância cultural dos povos indígenas, inclusive na pintura, para o município.

Dez pessoas, entre elas, sete indígenas dos povos Tapuia, Cumaruara, Arapiun e Borari, participam da oficina que é ministrada pelo artista plástico de Santarém, Laurimar Leal.

A Assemblagem é o nome que se dá a um tipo de trabalho artístico produzido a partir da incorporação de objetos do dia a dia na composição da obra de arte. “Nessa técnica, é importante que o objeto incorporado à obra, apesar de assumir novos significados estéticos e simbólicos, mantenha algo de sua identidade original. E nada foi mais oportuno do que oferecermos essa oficina com o tema voltado ao Dia do Índio”, enfatizou Bianca Gomes, titular da SMC.

A oficina encerra nesta quarta-feira (18/04), às 14h. O resultado dos trabalhos será apresentado na quinta-feira, 19 de abril, durante uma exposição denominada “Arte e Cultura Indígena”, no Centro Cultural João Fona. O evento iniciará às 19h com a apresentação de cantores regionais (Eduardo Dias, Nato Aguiar, Zé Maria Pinto, Everaldo Martins, Celson Lima e convidados), Feira do Artesanato, danças indígenas e show cultural.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *