Deputado denuncia irregularidades no PAC

Nélio Aguiar cobrou agilidade do presidente da Cosanpa, Antônio Braga

O Deputado Nélio Aguiar (PMN) esteve, na manhã de segunda-feira, 16, em visita ao presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antônio Braga,  para solicitar informações a respeito das obras inacabadas do sistema de abastecimento de água nos bairros do Uruará e Conquista, em Santarém. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) iniciadas no governo Ana Júlia, mas que não foram concluídas, deixando a população sem água. “Uma obra de cerca de 35 milhões de reais, que hoje poderia estar beneficiando os santarenos, que historicamente sofrem com a falta de água potável encanada”, disse o Deputado.

O presidente da Cosanpa explicou que a empresa Estacon, que executava a obra faliu e que a Cosanpa já chamou a segunda colocada na licitação para concluir os serviços. “Lamento que depois de muitos anos sem receber nenhum investimento em saneamento, na hora que vem o recurso o governo anterior aplica mal o dinheiro e ainda não teve a competência em fiscalizar o cronograma de execução da obra, deixando um pepino nas mãos do governador Simão Jatene que vai ter que injetar mais recurso para a conclusão desta obra tão importante para atender as necessidades da população. É revoltante”, desabafou o parlamentar.

As obras iniciaram em 2008. Somente o reservatório de Irurá seria responsável por 60% da água potável consumida no município de Santarém. No bairro da Conquista, onde fica localizado o segundo maior reservatório, a obra foi comprometida por pedaços de madeira que apodrecem dentro da água, causando problemas à saúde da população.

No ano passado o governo do Pará retomou as obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento água, mas enquanto as obras não são concluídas, o deputado Nélio Aguiar solicitou, ainda, a instalação de um almoxarifado com bombas de reserva e peças de reposição na regional de Santarém. ”Queremos também que a Cosanpa providencie o serviço de carros pipas para suprir as necessidades dos moradores de Santarém nos casos de falhas no sistema de abastecimento de água”, defendeu o Deputado.

Nélio Aguiar disse, ainda, que somente a solução definitiva para a falta de água no  Município envolve aporte de recursos em perfuração de mais poços, ampliação da rede, estação de tratamento e construção de mais reservatórios de água. “Só assim iremos proporcionar um atendimento à população com água em quantidade e qualidade que o nosso povo merece”, finalizou Nélio Aguiar.

Por: Alciane Ayres

Um comentário em “Deputado denuncia irregularidades no PAC

  • 20 de abril de 2012 em 10:11
    Permalink

    Juiz exige gestão transparente no São Raimundo

    A Justiça em Santarém resolveu endurecer com o atual presidente do São Raimundo, Rosinaldo do Vale.
    Em decisão lavrada hoje (19), estabeleceu multa de R$ 1 mil para cada ato isolado (ou desautorizado) de Rosinaldo à frente do clube santareno sem a devida aprovação dos 3 integrantes da comissão administrativa alvinegra constituída em juízo – Sandro Lopes, Alexandre Lopes e Odemar Pinto.
    O juiz Laércio Ramos, da 3ª Vara Cível, foi quem deu a sentença.
    O endurecimento deve-se ao fato de Rosinaldo do Vale não estar cumprindo o acordo, fechado em fevereiro deste ano perante esse mesmo juiz, de que iria, a partir daquela data, implementar a gestão compartilhada do clube com a comissão administrativa.
    O acordo, no entanto, nunca foi cumprindo.
    O modus operandi da gestão, segundo os integrantes da comissão, continuou o de sempre. Ou seja, com o presidente se recusando a prestar contas do dinheiro arrecadado pelo clube com patrocínios e renda de jogos no Colosso do Tapajós.
    O juiz estipulou ainda multa diária de R$ 1 mil “em caso de não cumprimento espontâneo e imediato” da sentença por parte do número 1 do São Raimundo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *