Mulheres da PM proibidas de usar rabo-de-cavalo como medida de segurança

Tenente Paula Apulchro (à esquerda) e soldado Lorrane Fernandes (à direita) exibiram os coques na cerimônia de inauguração das primeiras UPPs do Complexo do Alemão, nesta quarta-feira

Até o penteado das policiais militares virou assunto de segurança pública. No boletim interno 70, publicado na última segunda-feira, a Polícia Militar proibiu cabelos longos soltos e o uso de rabo-de-cavalo entre as mulheres em serviço, para evitar que elas se tornem “alvo fácil”.

A determinação foi feita com base no parecer da equipe de MMA (artes marciais mistas) do Batalhão de Operações Especiais (Bope), mas não é exatamente uma novidade dentro da corporação. As normas foram passadas às mulheres da PM há 27 anos, com orientações sobre corte e penteado publicadas no boletim de 8 de junho de 1984.

— Era uma norma antiga, caiu em desuso. Eu já tenho cabelos curtos — disse a tenente Tatiana Lima, subcomandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, que compareceu à inauguração das duas primeiras unidades do Complexo do Alemão, ontem de manhã.

Coques discretos

Aliás, a solenidade que marcou o começo do trabalho das UPPs da Fazendinha e Nova Brasília foi marcada pela grande concentração de mulheres — todas elas, aliás, obedecendo as orientações, exibindo discretos coques na nuca. Exceção à coronel Kátia Boaventura, chefe de gabinete da Polícia Militar, que usa cabelo curto, com nuca batida, como exige a determinação, e não precisou de coque para prendê-los.

— Antes, tinha muita fem (como as mulheres são chamadas na corporação) que não estava atenta a isso e usava cabelos soltos com com rabo-de-cavalo, porque o coque quebra o cabelo. Mas como pode atrapalhar o serviço e houve essa determinação, temos que respeitar — sorriu a tenente Paula Apulchro, que trabalha no Comando de Polícia Pacificadora (CPP).

As orientações dadas pela PM foram ilustradas com fotos mostrando como uma policial pode ser imobilizada se usar rabo-de-cavalo. “Tal pegada realizada por um oponente em uma situação de embate atua como alavanca”, explica a PM, no boletim. O lutador Antônio Rodrigo Nogueira, o Rodrigo Minotauro, ex-campeão dos pesos-pesados do UFC, aprova a orientação.

— Se o agressor tiver um lugar para puxar, o rabo-de-cavalo é utilizado. O ideal é fazer um coque e deixá-lo escondido — orientou o lutador, que já orientou policiais do Bope que praticam o MMA.
Fonte: Extra.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *