Educação na várzea segue o movimento das águas

A rede municipal de ensino de Santarém, coordenada pela Secretaria de Educação (SEMED), tem hoje a grande maioria de suas escolas localizadas na zona rural, entre estas, escolas que desenvolvem processos educacionais diferenciados ligados à Educação no Campo. Nesse contexto, 48 escolas municipais funcionam na várzea – região de Santarém que vive dois grandes períodos: o de seca e o de cheia dos rios, quando os terrenos ficam inundados.

O calendário escolar desses estabelecimentos de ensino tem, todos os anos, um ritmo específico de atuação em função do movimento natural de subida das águas no período da cheia que interfere diretamente nas atividades. As residências e as escolas, assim como toda a área de várzea, são inundadas pelas águas, exigindo por parte do governo municipal, medidas alternativas para os que moram nessas áreas.

Nas escolas da região de várzea, por exemplo, o período letivo começa no mês de agosto e prossegue até abril do ano seguinte. Mas este ano, em decorrência da acelerada subida das águas, diretores de algumas escolas se programaram e anteciparam a conclusão do ano letivo de 2011, antes do final do mês do abril. Contudo, os duzentos dias letivos obrigatórios no ensino fundamental foram rigorosamente cumpridos.

Segundo a SEMED, 3.003 alunos do Município concluíram na semana passada, o período letivo do ano passado.

Ano letivo 2012 – Visando avaliar 2011 e planejar o período letivo de 2012 – que iniciará no segundo semestre deste ano – na sexta-feira, 27 de abril, a Prefeitura de Santarém promoverá um encontro com gestores da várzea, no horário de 8h às 17h. O local do encontro será a Escola da Floresta.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *