Amazônia é tema da Semana da Comunicação da Diocese de Santarém

Cartaz da Semana da Comunicação

“Amazônia e os Olhares da Comunicação”. Este é o tema da Semana da Comunicação promovida pela Diocese de Santarém/PA – Regional Norte 2 da CNBB. O evento que está em sua 12ª edição inicia oficialmente neste sábado, 28, com uma celebração Eucarística na igreja São Francisco de Assis – paróquia São José – BR 163 (Santarém Cuiabá, KM 19), transmitida pela Rádio Rural de Santarém.  As comunidades e paróquias realizam, também, celebrações de abertura em seus horários de costume.

De acordo com a coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom), a 12ª edição tem entre outros objetivos:  Promover uma reflexão sobre os diversos olhares que a Mídia tem da Amazônia; Sensibilizar as comunidades e a sociedade para a importância da comunicação solidária que busque a cidadania e valorize a vida; Motivar e fortalecer o trabalho das equipes da  Pascom nas paróquias e áreas pastorais.

Oficinas, debates, seminários, feira da comunicação, palestras, roda de conversa, caminhada, gincana, exposição, exibição de documentários, show, apresentações culturais, entre outras, estão na programação e serão realizadas pelas comunidades e paróquias.

Na sexta-feira, dia 04, às 09h30, o programa Rural Debate, da Rádio Rural de Santarém, vai abordar a temática da 12ª Semana da Comunicação.

No dia 05 de maio será realizado o Dia “D” da Comunicação: Oficinas para Leitores de Celebração e de Acolhimento, nos seguintes locais e horários:

Região 01: Centro paroquial de São Sebastião, às 14h;

Região 02: Auditório do IFPA- bairro da Interventoria, às 14h;

Região 03: Salão paroquial de São Francisco de Assis – Caranazal, às 08h.

Ainda será refletido um texto durante a semana  em forma de círculo bíblico nas comunidades e paróquias sobre a comunicação na Amazônia.

A 12ª Semana da Comunicação prossegue até o dia 06 de maio.

O tema: A escolha do tema: Amazônia e os olhares da comunicação está em sintonia com o ano em defesa da Amazônia proposto pela Diocese de Santarém, e com uma das prioridades pastorais da Diocese: “Defesa da Amazônia, seus povos, sua cultura”. Também é uma alusão ao encontro dos bispos da Amazônia a ser realizado em Santarém, em julho deste ano, em comemoração aos 40 anos do Documento pastoral elaborado em 1972 pelos bispos em Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *