Santarém recebe consulta para a Carta da Amazônia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Programa Municípios Verdes (PMV) comunicam a realização de reuniões públicas para a formatação da Carta da Amazônia,criada para mostrar ao mundo os compromissos e as demandas da sociedade amazônica. O documento será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , Rio+20, em junho deste ano.

Após a elaboração preliminar da Carta, o Pará e os outros oito Estados que compõem a Amazônia Legal optaram pela realização de consulta pública, uma forma democrática de inclusão popular para dar legitimidade ao documento.

A participação efetiva das populações do Pará será por meio de quatro reuniões públicas, que acontecerão nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá e Belém. Diferentes segmentos sociais participarão ativamente da elaboração da Carta da Amazônia com a proposta do Estado.A Carta da Amazônia será finalizada em Manaus, dias antes da Rio+20, evento que acontecerá de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro.

Santarém será o primeiro dos quatro municípios do Pará a participar das consultas públicas que formarão a Carta da Amazônia. Os interessados poderão comparecer à Faculdade Integrada do Tapajós (FIT), a partir das 8h, nos dias 3 e 4 de maio. Durante os dois dias, diversos segmentos da sociedade santarena decidirão de que forma a região contribuirá com a Carta.

Estarão habilitados os segmentos sociais oficialmente reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Rio+20, chamados Grupos Majoritários. São eles: Trabalhadores, Sindicatos, Mulheres, Crianças e Jovens, Povos Nativos, Agricultores, Comunidade Científica e Tecnológica, Autoridades Locais, Negócios e Indústria e Organizações Não-Governamentais.

Reuniões Pública da Carta da Amazônia

Município: Santarém

Dias: 3 e 4 de maio

Local: Faculdades Integradas do Tapajós

Endereço: Rua Rosa Vermelha, 335, Aeroporto Velho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *