Empresários são acusados de invadir Serra do Saubal

Serra do Saubal invadida e degradada por empresários inescrupulosos

Uma denúncia das mais graves e que pode revelar muita falcatrua realizada por peixes graúdos, foi feita esta semana por moradores da grande área da Nova República. Eles acusam um grupo de empresários de Santarém de invadir e cometer diversos crimes ambientais na Serra do Saubal, uma das áreas que sofre mais ação dos vândalos da natureza. Esses aleijados mentais que se escondem sob uma falsa capa de empresários são acusados pelos moradores da Nova República e arredores de derrubar árvores no topo da Serra e de construir cercas, delimitando áreas para em seguida se apossarem dos terrenos.

Membros da Pastoral Social da Comunidade de Guadalupe afirmam que estiveram no local e constataram a agressão ao meio ambiente, com a derrubada de árvores e construção de cercas. Várias pessoas, algumas que fazem de grupos que atuam na Igreja Católica, denunciam que os responsáveis pelos crimes ambientais e a grilagem de terras na Serra do Saubal são empresários que querem delimitar uma área para posteriormente negociar com a Prefeitura um possível registro de propriedade.  Uma sacanagem pura que deve ter fim, caso contrário, a Serra do Saubal pode desaparecer aos poucos.

O vereador Rogélio Cebuliski garante que solicitou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) medidas para coibir esse tipo de prática naquela área. Ele também solicitou da prefeita Maria do Carmo, a instalação do Conselho Gestor, para que possa acompanhar e fazer denúncias ao Ministério Público, para que ações depredadoras sejam imediatamente coibidas.

Rogélio lembra que o projeto da APA Saúbal foi aprovado em 2011 pela Câmara e sancionado em setembro do ano passado pela prefeita Maria do Carmo, mas o Conselho Gestor ainda não foi instalado.

O parlamentar explica que o Conselho Gestor terá poder deliberativo para que pessoas que estiverem fazendo algum serviço após a aprovação da lei da APA não tenham nenhum direito a indenização. A especificidade do Conselho gestor é que metade dos componentes são pessoas ligadas a organizações do entorno da APA, o que terá mais garantia de fiscalização e punição dos criminosos.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Empresários são acusados de invadir Serra do Saubal

  • 14 de maio de 2012 em 08:51
    Permalink

    UMA ÁREA TÃO BONITA QUE DAQUI MAIS UNS ANOS VAMOS TER SÓ LEMBRANÇAS DA SERRA DO SAUBAL/
    TEM QUE COIBIR ESSE TIPO DE DEPREDAÇÃO DO /
    PATRIMONIO DE SANTARÉM, DEVEMOS FISCALIZAR
    PARA QUE NÃO DESTRUA, ESSA ÁREA DA PARA PRE
    SERVAR, FAZER UM BOSQUE COM ASFALTO, FAZER UM PONTO TURISTICO, E E TEM BASTANTE ESPAÇO PARA
    UMA BOA CAMINHADA, TEM MUITA GENTE QUE NÃO
    CONHECE A ÁREA DO SAUBAL.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *