Representante da Comissão Européia visita Projeto BR-163 na região‏

Recente visita da Comissão à região Oeste

O Projeto BR-163 Floresta, Desenvolvimento e Participação caminha para sua finalização. Com mais de 80% do seu orçamento inicial executado, vem contribuindo na consolidação de importantes avanços na área de influência da BR-163. As atividades e resultados do Projeto se dividem em três componentes: no primeiro, temos o manejo florestal e ações ligadas ao incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais, no segundo, o foco é voltado ao apoio às cadeias produtivas que se destacam na região, tais como, cacau, açaí, látex entre outras, por fim, o terceiro componente, apoia o fortalecimento da sociedade civil organizada e movimentos sociais na região. Nesse componente o projeto apoiou a reabertura de diálogos de alto nível com a Presidência da República, apoiando, desta maneira, a sociedade na cobrança das ações do Governo Federal voltadas para a região.

As atividades desenvolvidas pelas organizações parceiras do Projeto BR 163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação serão foco da missão de monitoramento que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio nos municípios de Santarém e Itaituba. Na ocasião o consultor Simone Arzeni, da Comissão Européia, fará uma segunda visita ao Projeto avaliando os trabalhos na região, tendo como intuito identificar os parâmetros de eficiência, impacto e sustentabilidade nas ações realizadas.

Participam da reunião representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Consultoria e Serviço Florestal (Consflor/UFOPA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (INEA), Centro de Estudo, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas (Ceftbam), Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163 e Grupos de Trabalhos de Óleos e Açaí.

Também estarão presentes no encontro, o diretor do Departamento de Zoneamento Territorial DZT/SEDR, Adalberto Eberhard, e ainda a Articuladora Nacional do Programa da Sociobiodiversidade DEX/SEDR, Rocío Ruiz, ambos do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Mais do que avaliar o andamento das ações realizadas, o encontro contribuirá na integração entre os atores envolvidos e permitirá uma visão abrangente do status atual do Projeto.

O Projeto BR-163 é financiado pela Comissão Europeia, tem apoio técnico e gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e é executado pelo MMA.

A agenda inicia às 08h45 da terça-feira (15) em Santarém, no auditório do Serviço Florestal Brasileiro, situado na Avenida Rosa Vermelha, 739, bairro do Aeroporto Velho.

O segundo dia de trabalhos acontecerá em Itaituba, na sede da Coordenação Regional do ICMBio, Avenida Haroldo Veloso, 975, Bairro Aeroporto Velho.

Fonte: RG 15/O Impacto e Projeto BR-163

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *