Dirigente sindical acusa governo por reprovação nas escolas públicas

Conceição Holanda

Para a coordenadora geral do Sindicato dos Servidores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Conceição Holanda, “é um absurdo” a declaração do diretor de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Alves, atribuindo ao alto índice de repetência no Ensino Médio nas escolas da rede estadual pública no Pará às greves dos professores do Estado. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é superior a mais de 12% o índice de repetência. Para Conceição Holanda, “é fácil se atribuir esse fato aos professores, porque o que falta, na verdade, são investimentos da União e do Estado no setor da educação”.

Conceição destacou que as escolas públicas estaduais são quentes, com falta de carteiras e professores e necessitam de melhor esquema de segurança. “Elas não têm um projeto pedagógico adequado e as escolas em geral não dispõem de biblioteca”. A dirigente sindical afirmou que os professores fazem greve para reivindicar direitos. “Não se pergunta por que será que os professores entram em greve. Será que é por que o Estado investe na educação?”, questionou.

A sindicalista destacou que no município de Cumaru do Norte, no Sul do Pará, o Governo do Estado está construindo uma escola estadual, mas os alunos matriculados no extinto sistema modular não têm aulas desde o começo do ano.”O Ensino Fundamental foi municipalizado, e o Médio ficou com o Estado. Mas, em muitos casos, as prefeituras acabam arcando obras e projetos que são do Estado em escolas de Ensino Médio”. Conceição Holanda afirmou que, entre os investimentos necessários para melhores índices no Ensino Médio nas escolas estaduais públicas no Pará, são necessários, estabelecimentos de ensino climatizados e equipados e trabalhadores na educação bem remunerados, para que os professores não tenham que correr de escola para escola para aumentar a sua renda, inclusive, com professor tendo de 9 a 15 turmas por dia.

Fonte: Jornal Amazônia

Um comentário em “Dirigente sindical acusa governo por reprovação nas escolas públicas

  • 1 de junho de 2012 em 12:41
    Permalink

    O governo do estado tem que dar valor no trabalho dos professores, e levar mais a serio a educação, pois muitas pessoas precisam do ensino estadual.
    Eu sou aluno de escola estadual e quero dizer da palhaçada que estar se passando na minha escola, não tenho professor de Matemática, Física e Matemática Financeira e já são 5 meses que não temos aula dessas matérias pois não temos professores qualificados.
    Vamos tomar uma atitude, pois nós alunos pagamos impostos e temos nossos direito, não é porque somos jovens que temos que ficar submissos ao “Governo do Estado”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *