Terras caídas: Vila Franca corre risco de desaparecer

Vila Franca

A enchente dos rios Tapajós e Amazonas preocupa comunidades da região ribeirinha de Santarém, Oeste do Pará. Desta vez, moradores da Comunidade de Vila Franca, localizada na região do Rio Arapiuns temem o desaparecimento da pequena localidade, por conta da cheia deste ano, que culminou com o fenômeno denominado “terras caídas”.

Apavorados, moradores contam que com a subida das águas os barrancos começaram a desabar e colocaram em risco as casas e criações das famílias do vilarejo. Segundo eles, várias árvores foram arrancadas e até a escadaria que dá acesso ao porto da comunidade foi atingida, sofrendo diversos danos.

O presidente da Associação de Moradores de Vila Franca, Enoque Monteiro relata que a situação está crítica naquele local, onde além do problema das “terras caídas”, existe uma grande quantidade de mato, “capoeira”, impedindo a chegada de embarcações até a beira do rio.

Enoque explica que Vila Franca tem uma escola Pólo e que dezenas de crianças e jovens de outras localidades estudam na comunidade que se localiza na embocadura dos rios Tapajós e Arapiuns.

“Esses transtornos deixaram a situação está impossível em Vila Franca”, declara o presidente da Associação de Moradores da Vila Franca, destacando que a região do Arapiuns não está recebendo apoio do governo, apesar da cheia do Rio ser uma realidade em toda a região. Ele pede  apoio das autoridades competentes para que tomem providência em relação ao caso. A Defesa Civil Municipal, informou que até agora nenhum registro foi feito no órgão sobre a região do Arapiuns.

 

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *