UFOPA integra programação da Capes na Rio+20

 

Seixas Lourenço...

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, marcou a participação da Universidade na Rio+20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – durante o lançamento da publicação “Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável”, que sintetiza o empenho das instituições brasileiras, em especial da Capes, dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação. O principal objetivo do livro é identificar recursos, potencialidades e desafios a ser trabalhados rumo a um padrão de desenvolvimento coerente com os conceitos de sustentabilidade.

Seixas Lourenço, que integra a comissão editorial da publicação, afirmou que a UFOPA vem há dois anos promovendo discussões a respeito do tema da sustentabilidade, tomando como ponto de partida o documento da Academia Brasileira de Ciências lançado em 2007. “Queríamos chamar a atenção da comunidade científica para o papel da Amazônia; outro objetivo era trazer à Conferência as contribuições da região”.

O reitor também destacou o papel de programas do Governo Federal para apoiar ações de pesquisa na Amazônia. “Estamos procurando estabelecer parcerias com países da bacia amazônica e também com outros países, explorando a cooperação internacional por meio do programa Ciência sem Fronteiras, que abre uma perspectiva muito boa para a nossas instituições da região Amazônica”.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou o papel da publicação no desenvolvimento do país. “Esperamos, a partir deste levantamento, diagnosticar novos aspectos a serem enfrentados”. Ele falou ainda da mudança de estratégia da agência. “Durante muitos anos, a Capes e o CNPq trabalharam muito na forma de balcão, recebendo propostas; agora nós estamos na fase da indução, ou seja, desde 2004 estamos identificando possibilidades e convocando instituições a propor cursos e projetos de pesquisa na área da sustentabilidade”.

A Rio+20 ocorreu de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A conferência marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Inscrições abertas para Doutorado em Educação

Estão abertas as inscrições para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os candidatos interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 29 de junho de 2012, no endereço eletrônico https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/.

O curso é destinado a docentes da UFOPA, podendo ser selecionados docentes de outras instituições de Ensino Superior do entorno geográfico do município de Santarém (PA), desde que os candidatos atendam às exigências do edital da Capes nº 013/2012 e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp.

Com duração de 4 anos, o DINTER oferece 20 vagas em três áreas de concentração: 6 vagas na área de “Políticas, Administração e Sistemas Educacionais”; 6 para “Filosofia e História da Educação”; e 8 para “Ensino e Práticas Culturais”. Os aprovados cursarão as disciplinas em Santarém, na UFOPA, durante o 2° semestre de 2012 e o 1° semestre de 2013. A segunda etapa será realizada na cidade de Campinas (SP), com a vivência dos grupos de pesquisa da Unicamp, durante um ano. Ao término desta fase, o pesquisador voltará a Santarém para a conclusão de sua tese de doutorado.

Inscrições – Após o preenchimento do formulário de inscrição, disponível online no sítio https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/, o candidato deverá entregar, nos dias 29 e 30 de junho de 2012 (sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 12h), os seguintes documentos à Secretaria do Dinter (junto à Coordenação do ICED, no Campus Rondon da UFOPA, Santarém):

– Ficha de inscrição (impressa e assinada);

– Projeto de pesquisa;

– Histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC;

– Diploma de graduação devidamente registrado pelo MEC, com a data da colação de grau;

– Diploma de mestrado recomendado pela Capes (ou cópia da ata de defesa e atestado da instituição, para candidatos que ainda não possuam o diploma até a data da inscrição);

– Histórico escolar das atividades de pós-graduação stricto sensu realizadas no mestrado;

– Exemplar impresso da dissertação de mestrado;

– Curriculum vitae ou Lattes atualizado;

– Se houver publicações feitas pelo candidato, enviar até 5, consideradas as mais relevantes.

A primeira fase do processo seletivo constará da análise de projeto de pesquisa e do currículo. A segunda será uma entrevista com banca composta por professores do Programa de Doutorado, no período de 4 e 5 de julho de 2012, conforme agenda divulgada nos sítios http://www.posgrad.fae.unicamp.br e http://www.ufopa.edu.br. Os resultados finais do processo de seleção do Dinter em Educação estarão disponíveis no dia 5 de julho de 2012, a partir das 18h, e poderão ser acessados pelos candidatos nas mesmas páginas eletrônicas.

Fonte: Rg15O Impacto e AscomUFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *