Detran vai ministrar curso para mototaxistas de Santarém

Roberta Merabet

Melhorar o atendimento aos usuários e a segurança aos motocondutores. Este é o objetivo do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) que confirmou para o mês de agosto próximo o curso de capacitação para mototaxistas de Santarém. Quem deseja se inscrever deve procurar a Ciretran, localizada na Avenida Cuiabá, no bairro da Liberdade, em Santarém.

Funcionários da Ciretran informaram que depois de várias mudanças na data da realização do curso, a coordenação do DETRAN deu o prazo limite até 06 de agosto para o início das aulas preparatórias na cidade.

Segundo a Ciretran, o curso é obrigatório para todos os mototaxistas credenciados que circulam em Santarém, onde a previsão é de que 450 condutores participem da primeira etapa da capacitação.

Após voltar a greve no dia 27 de junho último, os servidores do Detran garantem que quando a paralisação terminar, as inscrições voltarão a ser efetuadas normalmente na Ciretran. A gerente da Ciretran de Santarém, Roberta Merabet, destaca que uma equipe do Detran de Belém vai ministrar o curso aos mototaxistas de Santarém. 

Os servidores do SEST/SENAT, localizado no quilômetro 05 da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) também serão capacitados durante o curso dos moto-taxistas para continuar o treinamento a futuros interessados em Santarém, segundo a coordenação do Detran.

NOVAS VAGAS – A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) disponibilizou no mês passado cerca de 380 novas vagas para mototaxistas legalizados. O número de vagas foi definido levando em conta uma série de fatores apresentados pelos membros da categoria e a Câmara de Vereadores.

Segundo o Secretário Municipal de Transportes, Sandro Lopes diversos critérios foram avaliados para que o candidato pudesse concorrer a uma vaga como: não ter antecedentes criminais, não ter multas relativas ao serviço clandestino, ser maior de 21 anos, possuir tempo de habilitação e o estado da moto.

O serviço de mototáxi existe há aproximadamente nove anos na cidade e atualmente possui 450 legalizados. A oferta de novas vagas é avaliada de forma positiva pelo presidente dos permissionários em Santarém, mas gerou divergências dentro da categoria devido à ausência de fiscalização dos clandestinos.

“Fiscalização que é bom, não tem. Só houve promessas que quando entrasse essa lei federal ia ter fiscalização. A lei entrou e não tem fiscalização”, reclama o mototáxi Raimundo Alzier.

A expectativa da SMT é que o trabalho ilegal diminua no Município.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Detran vai ministrar curso para mototaxistas de Santarém

  • 25 de setembro de 2013 em 19:03
    Permalink

    ALO UE JOSE RIBAMAR PEREIRA NUNES PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MOTO TAXISTAS DE ITAITUBA PA NOIS ESTAMOS REVOLTADO COM A NOÇA FISCALISACÃO NÃO TEM PAGAMOS TANTAS TARIFA EM VAO TEL 91315169 http://WWW.SINDIMOTI.COM

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *