Equatorial apresenta proposta formal por controle da Celpa

A Equatorial, controlada pelo fundo de investimentos Vinci Partners, fez uma proposta formal para aquisição do controle das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), distribuidora do Grupo Rede que está em recuperação judicial desde fevereiro. Em comunicado divulgado há pouco, as empresas não informaram o valor da proposta.

Segundo o fato relevante, a Equatorial tem exclusividade na negociação pelo controle da companhia.  Conforme antecipou o Valor, Laep e GP Investments também tinham interesse na distribuidora. A Equatorial Energia detém 65,2% do capital das Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), área vizinha à região atendida pela Celpa.

Além da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a compra será submetida também ao aval dos credores da companhia.

A Celpa precisará ainda da aprovação dos investidores, dentre os quais está a Eletrobras, que tem 34,8% dos papéis com direito a voto. O grupo Rede atualmente é controlador, com 65,2% das ações ordinárias da companhia.

A Celpa tem dívidas de mais de R$ 2 bilhões e o plano de recuperação proposto aos credores pelo presidente do grupo Rede, Jorge Queiroz Junior, prevê uma injeção mínima de capital de R$ 650 milhões na empresa.

Até que a oferta receba o sinal verde, o controle da Celpa continua com o Grupo Rede. A primeira reunião com os credores da companhia paraense, que entrou em processo de recuperação judicial a partir de fevereiro, será realizada no dia 9 de julho. A data da reunião foi mantida.

Fonte: Valor Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *