Estudantes indígenas estão passando fome em Santarém

Índio Gedeão

A falta de transportes e refeições durante um curso que está acontecendo em Santarém levou dezenas de estudantes indígenas a denunciar a falta de assistência da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Os estudantes indígenas criticam que estão passando fome em Santarém.

Desde o início deste mês, uma turma de 78 estudantes indígenas das regiões do Tapajós e Arapiuns está em Santarém participando do curso do último módulo do Magistério ofertado pela Secretaria Estadual de Educação. O curso acontece nas dependências da Escola Estadual Madre Imaculada e tem previsão para encerrar no dia 05 de agosto próximo.

No início desta semana, os estudantes realizaram um protesto por conta das precárias condições viabilizadas pela Seduc para o atendimento aos indígenas durante o curso. Os indígenas afirmam que não têm direito a transporte ou refeições durante a estadia, apenas a estadia do hotel onde estão hospedados.

Após se revoltar com a falta de apoio da Seduc em relação ao curso no último módulo, os estudantes decidiram não voltar para a sala de aula enquanto o problema não for resolvido.

A 5ª URE, através do coordenador do Curso de Magistério indígena, Gedeão Monteiro, informou que o problema se deu devido a um corte no recurso, mas que o impasse está sendo resolvido. O curso de magistério dos indígenas já está há sete anos sem conclusão e os alunos vão se formar para dar aulas nas aldeias após este módulo.

Fonte: RG 15/O Impacto

7 comentários em “Estudantes indígenas estão passando fome em Santarém

  • 7 de junho de 2013 em 18:32
    Permalink

    Gente fico triste com esses comentários absurdos, cnde está o respeito pelos parentes a ordem social,é preciso que todos tenhamos consciencia que carregamos no sangue a cultura e a história dos irmãos índios.Quando realmente buscarmos conhecer sobre a história desse povo, tudo que eles passaram desde o descobrimento do Brasil,aquilo que perderam e ganharam e hoje lutam pelos seus direitos talvez a sociedade teria respeito e mais amor pois é disso q/ todos nós precisamos principalmente amor pelos nossos parentes.

    Resposta
  • 6 de julho de 2012 em 11:56
    Permalink

    Se não tivessem só direitos, isso não aconteceria..o fato é que todo mundo quer ser indio e quilombola..francamente….

    Resposta
  • 5 de julho de 2012 em 09:33
    Permalink

    NÃO TO FALANDO QUE ESSES INDIOS SÃO MUITO FOLGADOS,CANSEI DE IR PRA ESCOLA A PÉ E SÓ COM UMA MERENDINHA BASICA,E NEM POR ISSO MORRI.ELES SÃO MESMO É MUITOS VAGABUNDOS,TENHA DÓ CASS………..

    Resposta
  • 4 de julho de 2012 em 08:39
    Permalink

    esse indio aí é uma produção hollywoodiana, so falta a criação por parte do governo federal da bolsa transporte do índio.

    Resposta
  • 3 de julho de 2012 em 19:45
    Permalink

    A realidade não é tão simples como afirmar: \”Ah, os índios são preguiçosos\” ou \”Coitadinhos\”. Mas eu vejo esses momentos como uma ótima oportunidade para discutir justiça, políticas públicas, identidade cultural. Pelo superamos o tempo em que as pessoas tinham vergonha de dizer que são indígenas…

    Resposta
  • 3 de julho de 2012 em 11:55
    Permalink

    E mais, olha a cara desse indio pintado de indio. Francamente de indio so tem as penas e o cola e a tinta. cria vergonha nessa cara e vao trabalhar

    Resposta
  • 3 de julho de 2012 em 11:53
    Permalink

    De fato é uma vergonha mesmo por parte do governo, veja que os indios estao em hotel e querendo transporte e alimentacao, enquanto nossas crianças da cidade se nao forem a pe pra aula e sem direito a toda a assistencia que os indios tem, nao terao futuro.
    O governo pago bolsas, sexta basica e ate helicoptero pra buscar eles quando adoencem e agora estao reclamando que nao tem transporte pra ir ao curso deles. Pensem voces o que quiserem…na minha opiniao trabalho nao cai mao

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *