Governo libera ministros para apoiar candidatos

Ministra Ideli Salvatti

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira que a presidente Dilma Rousseff não deve participar das campanha eleitorais, mas que os ministros estão liberados para atuação eleitoral “fora do expediente”.

– Nós podemos participar, desde que não atrapalhe os trabalhos no ministério. A presidente não pensa em se envolver. A melhor maneira dela ajudar nas eleições é o Brasil ficar bem.

A ministra também fez um balanço positivo do ano para o governo no Congresso:

– Estamos com a pauta em dia, matérias importantes foram votadas ou estão encaminhadas. Não sei se fui paz e amor o suficiente, mas o resultado é muito satisfatório -, disse.

Segundo Ideli, até as eleições, há apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e algumas medidas provisórias (MPs) importantes para serem votadas. Em relação a nomeações para cargos, afirmou que serão analisadas “caso a caso”.

Na noite desta terça-feira, haverá um jantar entre a presidente Dilma Rousseff , o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Ideli, para “harmonizar os poderes”.

Em entrevista coletiva, a ministra Ideli Salvatti também mostrou que o governo está preocupado com a tramitação de emenda que prevê uma reserva de parte do Orçamento da União para “reajustes automáticos” para servidores do legislativo e do Judiciário, sem a autorização do Executivo. Segundo a ministra, se essa emenda for aprovada, o governo ficará “sem condições de enfrentar a crise financeira mundial”, pois os cálculos do Planejamento indicam que o impacto seria em torno de R$ 10 bilhões ao ano.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *