Parte das obras de Belo Monte é paralisada novamente

Índios m Belo Monte

Parte das obras de construção da hidrelétrica Belo Monte em Altamira (PA) voltou a parar nesta quinta-feira, com a circulação de índios pelo canteiro, conforme confirmou nesta sexta-feira o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

Desde o início de junho, representantes das etnias Xikrin, Juruna, Parakanã e Arara do Maia estão em parte do sítio Pimental, onde trabalham cerca de 1.600 operários, dos mais de 10 mil funcionários do CCBM.

No dia 28 de junho, uma negociação entre os representantes indígenas e o consórcio Norte Energia, responsável pela usina, chegou a uma trégua até o dia 9 de julho, segunda-feira, quando o grupo empresarial apresentaria respostas às demandas dos índios que ocupavam o local.

No entanto, segundo o CCBM, ao longo desta semana o número de índios na região cresceu e tornou-se perigoso manter a proximidade entre a circulação de pessoas e a de máquinas pesadas no sítio Pimental.

Dessa forma, o CCBM preferiu suspender os trabalhos no local como medida preventiva de segurança, segundo sua assessoria de imprensa, pelo menos até a reunião de segunda-feira.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *