Coluna Impacto

Rasteira

O atual prefeito de Alenquer, João Piloto, que “por enquanto” está filiado ao DEM, recebeu a maior rasteira da história política do município Ximango. Mesmo tendo a preferência da população, que apoia seu governo e estava com sua reeleição garantida, foi pressionado pela cúpula do DEM no Estado (diga-se Lira Maia) a formar chapa pura (candidatos a Prefeito e vice do mesmo partido). Mas a base aliada do governo municipal não aceitou o nome indicado pelo DEM para ser o vice e João Piloto decidiu não concorrer à reeleição. Especula-se, pela sua liderança, que João Piloto deve apoiar o candidato do PSDB, Neguinho Garimpeiro. Resumindo: Quem perdeu foi o DEM, que pelo visto não fará o próximo Prefeito.

Efeito Impacto

Noticiada em primeira mão pelo Impacto, depois encontrou eco em outros meios de comunicação de massa, o abandono das motocicletas na Seccional de Polícia Civil em Santarém. A notícia deu bons frutos. Prova disso foi a decisão da Justiça em retirar as motos que entulhavam o pátio da Seccional, dando aos veículos o devido encaminhamento jurídico. Segundo o delegado Nelson Souza, Diretor da Seccional, todas serão objeto de inquérito policial, tanto as usadas em assaltos, quanto as que estavam em poder de traficantes. Após a decisão judicial, os proprietários devidamente documentados podem reaver seus veículos.

Coligação

Até fechamento desta edição estava certo o nome do vereador Bruno Pará (PDT) para ser o vice de Lucineide Pinheiro (PT) na disputa à sucessão da prefeita Maria do Carmo, em uma Coligação formada por nove partidos (PT, PDT, PR, PP, PTB, PC do B, PTN, PT do B, PRTB, PRB, PRT e PPL). Estava prevista a adesão de mais dois partidos nesta Coligação, entre eles, o PSC de Rubson Santana.

ASGRUF

A Associação Santarena dos Grupos Folclóricos está realizando deste ontem, quinta-feira, o 6º Festival de Quadrilhas e o 37º Festival Folclórico de Santarém, com o tema: “A magia do folclore está aqui, pois um povo sem cultura é um povo sem história”. Os dois eventos acontecem simultaneamente no Parque da Cidade e terminam no domingo, 08 de julho, com as apresentações iniciando às 20 horas.

Sem conexão

Mais uma vez a tecnologia mostra que em muitos casos veio para atrapalhar, em lugar de ajudar. Prova maior são as constantes interrupções feitas pela internet na região, deixando residências, repartições e outras autarquias sem comunicação com o mundo exterior. Resultado: contratos deixam de ser fechados, deixando a economia da região em baixa e empresas prejudicadas com o caos provocado pela falta de conexão através da rede mundial de computadores. de segunda até quarta-feira, o município de Itaituba e parte da região ficaram sem comunicação. Agora, Santarém amarga essa mesma decepção com a falta de comunicação, que não é feita nem mesmo usando o modem, que é pago, mesmo assim é falho como a internet on line. Decepção tecnológica total.

Trânsito

Estatísticas fornecidas pelo Batalhão de Trânsito em Santarém mostram que neste mês de junho o número de veículos apreendidos foi de 246, entre motocicletas, táxis, caminhões e utilitários. A maioria desses veículos estava com a documentação irregular e foram recolhidos ao curral do Ptran. No mais, os acidentes de trânsito todos sabem extra-oficialmente e sem precisar consultar estatísticas, que são liderados por motociclistas, em sua maioria, desabilitados e alcoolizados, correndo como loucos, colocando em risco a vida deles e de terceiros.

Eleições 2012

O prefeito Henrique Costa, no apagar as luzes de seu governo, resolveu não indicar candidato de seu partido, PT, para disputar sua sucessão. Optou em apoiar seu vice Marquinhos, do PSD. Segundo Henrique Costa, esta foi uma decisão sábia e acertada. Evita passar pelo mesmo constrangimento do PT de Santarém que, até o fechamento da coluna, ainda não havia decidido quem seria o vice da candidata Lucineide Pinheiro.

Vera Paz

Que o Bosque da Vera Paz passou a ser uma nova alternativa de lazer para a população, isso é fato, mas longe de ser o resgate da dívida que se tinha do retorno da praia da Vera Paz. São situações bem diferentes, ainda que pese o fato de ser um projeto ecologicamente correto por ser concebido como uma passarela, evitando os aterros, como no projeto original, o acabamento deixou muito a desejar. Com a pressa de se inaugurar, a quadra de esportes, os banheiros, fossa e parte do calçadão, deixaram de ser concluídos, mas nada que não possa ser revisto. Já não bastam os imbróglios da administração municipal com a firma inicialmente vencedora da licitação da obra.

Vera Paz II

Outra coisa não fugiu aos olhos dos frequentadores entre risos e até indignação, foi a gravura da letra da “Canção da Vera Paz”, com erros gramaticais e grosseiros com palavras desconhecidas da letra tão bem elaborada. Eu ainda cheguei a ler as “preciosidades”. Uma das mais gritantes era “comi musical”, onde se deveria ler “com fundo musical”. Voltei na noite de quarta-feira para documentar fotograficamente, mas só encontrei o lugar da placa, que foi retirada, dada a repercussão dos erros. A firma responsável pela confecção da placa se defende e diz que mandou escrever exatamente da forma como recebeu. Como a encomenda foi feita em cima da hora, a placa foi entregue poucas horas antes da inauguração.

Retoques

Ainda vai dar muito o que falar a traição do PSB e PV ao grupo da prefeita Maria do Carmo. Pois os dois partidos receberam as benesses do governo municipal por 4 anos e agora, cresceram os olhos e decidiram abandonar o barco. * O advogado Sandro Lopes se despediu da SMT e, através da coluna, agradece o apoio e parceria por todo o tempo em que esteve à frente da Secretaria, onde afirma que nesse período teve muitos desafios e fez o máximo possível para que a SMT tivesse resultados positivos. * Santarém terá quatro candidatos disputando a Prefeitura: Lucineide Pinheiro (PT), José Maria Tapajós (PMDB), Alexandre Von (PSDB) e Márcio Pinto (PSOL). A população vai esperar o início da campanha para avaliar o programa de governo de cada candidato. * Enquanto isso, centenas de candidatos irão disputar as 21 vagas à Câmara Municipal de Santarém. Alguns que irão disputar pela primeira vez, já andam falando pelos quatro cantos da cidade que estão eleitos. Vamos esperar para conferir depois. * Mais uma vez as chuvas castigam a cidade. Em muitos bairros da periferia, como Santarenzinho e Maracanã, principalmente na Rua Cedro, não existe condições de trafegabilidade. * O povo mais uma vez sofre, mesmo sendo época de eleições,  de pouco trabalho e muitas promessas. Mesmo assim, desejamos um final de semana abençoado a nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *