MPF treina voluntários para a campanha

Site do Ministério Público Federal (MPF)

Qualquer denúncia em relação aos candidatos nas eleições municipais deste ano já pode ser feita através do site do Ministério Público Federal (MPF). Em breve, as informações também poderão se repassadas por telefone, através do registro de denúncias de combate à corrupção eleitoral.

As denúncias poderão ser feitas por meio de ligações gratuitas (0800) para o registro, que funcionará na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Ontem, voluntários participaram de um treinamento no MPF para aprender a utilizar a plataforma de registro das denúncias.

“O treinamento é em relação às plataformas de recebimento das denúncias, que podem ser feitas de qualquer lugar e a qualquer horário. Basta a pessoa acessar o site e preencher as informações. A identificação é opcional”, explica Gabriel Pontes, assessor da procuradoria.

Para estas eleições, o diferencial é que a plataforma foi aprimorada para o recebimento das denúncias. “O formulário já está no site e o processo será mais célere. O eleitor preenche os campos e a denúncia chega quase em tempo real na zona eleitoral responsável e para o membro do Ministério Público, no caso, o promotor”, afirma Pontes.

DENÚNCIA
O disque-denúncia funcionará durante 24 horas e terá a coordenação da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da CNBB. “O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral funciona desde 1999 e de lá para cá, em todas as eleições, continuamos disponibilizando um canal, que é o 0800, para facilitar a participação da população”, diz a irmã Henriqueta Cavalcante, coordenadora da CJP.

Segundo a coordenadora, muitas denúncias – como compra de voto e propaganda ilegal – chegam diariamente ao comitê, até mesmo fora do período eleitoral.

“Há um número enorme de denúncias e nessas eleições municipais deve aumentar mais. Nas eleições passadas, obtivemos cerca de 400 denúncias. Esse é um recurso de extrema importância, a população pode contribuir e fazer com que as eleições sejam limpas. Não há juiz melhor nesse período do que a população”, ressalta. As linhas telefônicas já estão instaladas e logo o número para as denúncias deverá ser disponibilizado para a população.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *