Hospital Regional promove Oficina de Residência Multiprofissional em Saúde

Diretoria do Hospital com participantes da Oficina

No período de 23 a 25 deste mês foi realizada a 1ª Oficina de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará. O objetivo do evento foi a discussão e elaboração do Projeto para implantação da Residência Multiprofissional em Traumatologia e Ortopedia no HRBA para profissionais de diferentes áreas, como Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia e outros. O curso contou com a coordenação e participação de representantes da Universidade do Estado do Pará, Secretária de Estado de Saúde Pública (INTO-Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Coordenação da Implantação dos Hospitais de Ensino no Pará, Hospital Regional da Transamazônica (Altamira), diretores e profissionais do Hospital Regional de Santarém que irão atuar como monitores na Residência.

Para o Coordenador Estadual de Traumatologia e Ortopedia da SESPA, Enfermeiro Idelson Leal, o Hospital Regional será um Centro de Referência no Pará para atender os casos de Traumatologia e Ortopedia. “Hoje já existe a Residência Médica em Traumatologia e Ortopedia aqui no Hospital Regional, e para que o HRBA alcance a Certificação como Centro de Referência junto ao Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia é necessário preparar profissionais de outras áreas para atuar especificamente na Traumatologia e Ortopedia. Isso é um avanço na saúde de Santarém e do Pará, e mais uma grande oportunidade para os acadêmicos que estão se formando na UEPA em enfermagem e fisioterapia”, destacou Idelson Leal.

A Traumatologia e Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. Já a fisioterapia Traumato-ortopédica  atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesqueletico, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da ortopedia são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual. A Enfermagem Traumato-Ortopédica é uma área especializada no cuidado em pacientes portadores de doenças, processos congênitos e do desenvolvimento, traumas, distúrbios metabólicos, doenças degenerativas, infecções e significativos comprometimentos que atingem o sistema músculo-esquelético, articular e o tecido conjuntivo de suporte. Seu alcance inclui prevenção, cuidado e reabilitação, envolvendo as fases da prevenção, manutenção, restauração da função e reabilitação.

Em Santarém os casos que envolvem acidentes de trânsito ocasionaram um aumento significativo nos atendimentos ambulatoriais, cirurgias de Traumatologia e Ortopedia e Reabilitação no Hospital Regional. Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, a criação da Residência Multidisciplinar será fundamental para transformar o HRBA em um Centro de Referência em Traumatologia e Ortopedia no Pará  e formará profissionais especializados na área para atuarem na região. ”O Hospital Regional de Santarém cresce e amplia os seus serviços a cada dia. Hoje, enfrentamos um gravíssimo problema que é o elevado crescimento no número de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e motociclísticos que superlotam nossos hospitais e UTI(s). Também não dispomos de um número suficiente de profissionais especializados para assistirem a essa grande demanda. Além de dar assistência em média e alta complexidade, o HRBA será um centro para formação de profissionais especialistas em traumatologia e ortopedia, com a Residência Médica, que já está em funcionamento, e a Residência Multiprofissional que será implantada em breve, preparando esses profissionais para atuarem nos diversos serviços de saúde de nossa região, trazendo mais qualidade e segurança para nossa população”, conclui Hebert.

Fonte: Ascom/HRBA

4 comentários em “Hospital Regional promove Oficina de Residência Multiprofissional em Saúde

  • 27 de julho de 2012 em 09:31
    Permalink

    Que notícia boa pra nós da área de saúde. Será uma oportunidade pra quem não tem condições de sair pra se especializar em outros estados.

    Resposta
  • 27 de julho de 2012 em 06:28
    Permalink

    Muito bom que poderemos contar com especialização em várias áreas na nossa cidade, sem precisar sair para outros lugares.o HRBA é nota 10!

    Resposta
  • 26 de julho de 2012 em 17:23
    Permalink

    Importantíssima ação do Hospital regional para nossa região.
    Precisamos de profissionais mais qualificados para melhorar nossa saúde.
    Toda equipe está de parabéns.

    Resposta
  • 26 de julho de 2012 em 12:56
    Permalink

    Excelente notícia!
    Nossa região precisa urgentemente de ter profissionais na área de enfermagem e fisioterapia especializados, principalmente, para Ortopedia e Traumatologia.
    Parabéns ao Hospital Regional pelo trabalho desenvolvido.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *