Delegada de Polícia de Santarém representa o Pará em encontro em Brasília

Delegada Andreza Alves

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) em Santarém, delegada Andreza Alves, participa de um encontro nacional, em Brasília (Distrito Federal), representando a Polícia Civil do Pará. O evento que iniciou na manhã desta terça-feira, com término programado para quarta-feira, 08, é uma promoção das Secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de Políticas para Mulheres do Governo Federal.

A meta é debater o atendimento prestado pelas DEAM’s em cada Estado da Federação visando o oferecimento de um serviço cada vez mais adequado às mulheres em situação de violência. A delegada Christiane Lobato, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, também participa do encontro.

No Brasil, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher surgiram há 27 anos como resultado de mobilizações dos movimentos de mulheres e feministas para reconhecimento da violência contra a mulher enquanto violação dos Direitos Humanos. A DEAM foi o primeiro serviço criado pelos Estados voltado especificamente ao atendimento das demandas de mulheres vítimas de violência.

Com o passar dos anos, aumenta a necessidade de adequar o atendimento à realidade atual do país e às mudanças nas leis. Dentro da nova estrutura da DAV, a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, de Belém, será uma das unidades policiais vinculadas. As demais são o Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps), a Divisão Especializada no Combate aos Crimes Discriminatórios (DECD), a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e a Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) com seus respectivos órgãos.

EVENTO – O Encontro Nacional de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher acontece no Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, na Capital Federal.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *