Candidatos debatem pela 1º vez em Santarém

Candidatos durante debate

O primeiro debate promovido pela RBA TV Santarém aconteceu na noite de quinta-feira (9), entre os candidatos à Prefeitura do Município nas eleições de outubro deste ano. O diretor executivo da RBA/TV Santarém, Miguel Barbosa, recebeu os candidatos Alexandre Von, José Maria Tapajós, Márcio Pinto, Rubson Santana e Lucineide Pinheiro, esta acompanhada da prefeita Maria do Carmo.

O jornalista Mauro Bonna foi o apresentador do programa, que começou por volta de 22h, com os participantes respondendo questionamento sobre o crescimento imobiliário da cidade e os meios de garantir a preservação do meio ambiente. Todos os candidatos apresentaram suas propostas para o setor, dentre elas a criação do Código Ambiental do município e a ampliação das áreas verdes da cidade com a implantação do Horto Municipal, item apresentado pelo candidato Alexandre Von.

Ainda respondendo a primeira pergunta, a candidata Lucineide Pinheiro lembrou que Santarém está inserida na região amazônica e a questão ambiental deve ser pensada como tal. A primeira coisa, segundo ela, é manter a floresta em pé e depois fazer cumprir o Código de Obras do Município.

O candidato José Maria assegurou que no governo dele nenhuma obra será construída sem um estudo ambiental prévio, para evitar prejuízos à cidade. Rubson Santana alertou que os campos de futebol da área urbana estão dando lugar para empreendimentos imobiliários, o que traz prejuízos para a juventude e ajuda no aquecimento do clima na cidade. Márcio Pinto defendeu a necessidade de um amplo debate sobre esse assunto, para assegurar a preservação dos recursos naturais, sem prejudicar o crescimento econômico.

TEMAS MAIS ABORDADOS: Temas como infraestrutura urbana e rural, educação e saúde dominaram o programa. Nos três blocos seguintes, os candidatos fizeram perguntas entre eles, começando por Alexandre Von que perguntou a Rubson Santana o que fazer para melhorar a infraestrutura urbana e rural diante das péssimas condições de estradas e ruas.

O tema educação foi levantado pela candidata Lucineide Pinheiro em pergunta a Márcio Pinto. Este acredita que é preciso trabalhar  a educação como um conjunto, não apenas cuidar do aluno em sala de aula, mas atender todo o pessoal que lida com o setor.

José Maria Tapajós lembrou que, ao assumir o cargo de Prefeito no impedimento da atual prefeita Maria do Carmo, coube a ele assinar o Plano de Cargos Carreira e Salários dos profissionais de educação de Santarém. Alexandre Von prometeu qualificação permanente aos profissionais da educação e ampliar a relação escola-comunidade, assim como criar a certificação dos alunos do ensino fundamental e o Instituto Municipal de Ensino de Línguas Estrangeiras.

Saúde foi outro assunto abordado por todos os candidatos. Lucineide lembrou que quando iniciou o atual governo petista o portão do Pronto Socorro Municipal ficava no cadeado. Agora existe um novo PSM, todo equipado. Alexandre Von considerou que é problemática a situação de saúde em Santarém. Segundo ele, apenas 23% dos moradores do Município são atendidos na rede pública. Ele denunciou que o SAMU está sem médico há algumas semanas.

Fonte: Diário do Pará, de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *