Theatro Victória volta a abrir suas portas

Theatro Victória

Após passar por um processo de revitalização por quase dois anos, o Theatro Victória, patrimônio cultural de Santarém, foi entregue na manhã desta sexta-feira (24/08), totalmente reestruturado pelo Ministério Público do Estado (MPE). Através de um Termo de Cessão Gratuita de Uso de Bem Público concedida pelos poderes Executivo e Legislativo do município ao MP, o novo espaço atenderá a duas finalidades: oferta de serviços do Ministério Público, no primeiro piso; e apresentações culturais, na parte superior do prédio, sob administração da Prefeitura de Santarém.

O resultado da parceria agradou as pessoas que prestigiaram a solenidade de inauguração, entre elas, advogados, promotores de justiça, músicos e representantes da sociedade civil organizada.

O Procurador Geral de Justiça em exercício, Jorge de Mendonça Rocha, entregou a chave do novo Theatro Victória à Prefeita Maria do Carmo, externando que ela “representa o acesso à cultura e principalmente à preservação do patrimônio histórico desta cidade”.

Procurador Jorge Mendonça entrega chave do Theatro à prefeita Maria do Carmo

Na sequência, a gestora municipal declarou que a recebia com muito carinho e que a dividiria com todos os segmentos culturais. “Hoje é um momento muito especial e porque não dizer histórico. No meu governo, conseguimos recursos para reformar a Casa de Cultura, a Biblioteca Pública, mas não havíamos conseguido dinheiro para reformar este espaço que, em tão boa ora, vocês se dispuseram a assumir, aplicando recursos de quase R$ 2 milhões. E, em nome do povo de Santarém só me resta dizer: Muito Obrigada”, enfatizou a prefeita.

Como continuidade da programação de inauguração do novo espaço, logo mais, às 20h, a Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da administração municipal apresentará ao público um espetáculo intitulado “Theatro Victória e seus Entreatos”, uma releitura de sua história, desde a inauguração, em 28 de junho de 1896, até os dias atuais, com seus mais relevantes fatos e feitos registrados.

“Será um espetáculo dinâmico que envolve música, dança e o teatro entrelaçados, revivendo emoções e propondo novos caminhos no mundo da arte em nosso município”, afirmou Rita Peloso, titular da AEL.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

6 comentários em “Theatro Victória volta a abrir suas portas

  • 27 de agosto de 2012 em 15:43
    Permalink

    Parabéns aos idealizadores e executores do resgate vivo e materializado de uma parte da história da nossa Santarém, O Theatro Victoria…certamente outros resgates virão. Obrigado pelo belo, grande e importante presente, e que nós Santarenos, saibamos usufruir não só deste, mas de todos os espaços de lazer, cultura e diversão que são revitalizados e construidos em Santarem.

    Resposta
  • 26 de agosto de 2012 em 09:59
    Permalink

    Parabéns a cidade agradece , afinal e a identidade da cidade restaurada mas agora tem que combater a prostituição no centro da cidade,essa atividade denigre a imagem de uma SANTARÉM bonita por natureza.Povo acolhedor.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2012 em 16:07
    Permalink

    Poxa ate q em fim!! Ficou BEM ARRUMADO E BONITO!!
    Isso é investimento, um prédio como este q/ exala NOSSA história, tem q/ ser mantido protegido e frequentado por pessoas que apreciam principalmente q/ é belo o q/ é arte!
    So de ver a fachada do prédio histórico me faz imaginar como ele deveria ser e tbm como era frequentado em outras ÉPOCAS…
    Nota 10 p/ nosso Ministério Público Estadual pela concretização do empreendimento histórico!!

    Resposta
  • 25 de agosto de 2012 em 11:27
    Permalink

    Agora só falta fechar o bordel que fica atras do teatro… seria bom também os ouros que ficam a menos de 50 metros do teatro, assim, agente fica livre de ver aquelas cenas horrorosas de prostitutas aliciando os idosos, principalmente aquele que vem da zona rural.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2012 em 07:56
    Permalink

    Parabéns a todos que lutaram pelo resgate desse patrimônio mocorongo! Neste local aconteceram eventos maravilhosos de cultura e arte nos áureos tempos do final do império ao auge do ciclo da borracha na Amazônia ! Isso é um presente ao povo e aos que amam essa cidade maravilhosa e a arte !

    Resposta
  • 24 de agosto de 2012 em 20:03
    Permalink

    Muito bacana a reforma do Theatro Victória. Muitos outros prédios históricos de Santarém devem ser revitalizados,para manter viva a história da cidade. Porém, Santarém precisa de um teatro maior, que seja capaz de comportar um público maior, para que grandes orquestras, peças teatrais, balés sejam apresentados em nossa cidade, pois infelizmente a cidade é muito carente de opções culturais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *