Mundurukus promovem assembléia para debater prsença de grandes projetos na região

Índios Mundurukus

Teve início terça-feira, dia 28 e vai até nesta quinta-feira (dia 30) a ampla discussão sobre grandes projetos de infraestrutura com ênfase para implantação das usinas Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.

O evento foi promovido no interior da aldeia do Mangue e foi realizado pela Associação Indígena Pahyhy, com apoio da Coordenação Regional da FUNAI-Itaituba e coordenação de gestão ambiental da FUNAI-Brasília.

A Assembléia ocorreu pelo período da manhã e tarde, sendo um importante aspecto da luta do povo Munduruku do Médio Tapajós, pela conclusão do processo de demarcação das suas terras e pela defesa do território frente aos planos de projetos de infraestrutura previstos para a região, com foco no projeto das Hidrelétricas do Complexo Tapajós que os indígenas temem que venham a provocar graves impactos ambientais.

A Assembléia colocou em discussão, também, os temas sobre demarcação de suas terras na gestão ambiental, e Territoriais. Na programação constou apresentação dos caciques e lideranças, Hino oficial e Pintura Mundurucu. A Assembléia serviu como espaço aberto onde cada cacique e lideranças indígenas fizeram um amplo relato sobre as situações e problemas de suas aldeias, do seu povo e suas respectivas demandas.

Os três temas centrais e mais questões relacionadas a educação e a saúde indígenas tiveram a participação do Movimento Tapajós Vivo, IBAMA, ICMBIO, Rádio Rural de Santarém, Semecd Itaituba e Dsei Tapajós. Avaliando a Assembléia, o presidente da Associação Pahyhyp, Francisco Ikon, ressaltou o alto nível das discussões entre os indígenas e os palestrantes presentes, considerando assim que a Assembléia vai ajudar na consolidação de inúmeras reivindicações que deverão ser consolidadas em curto espaço de tempo, principalmente a respeito da demarcação das terras indígenas em nossa região.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *