Coluna Impacto

Trocas de farpas
A menos de três semanas para a realização do carnaval de rua em Santarém, o presidente da ASAC, Francisco Viana (Chicão) e o secretário de Cultura, Nato Aguiar, andam trocando ‘farpas’. O motivo da troca de diálogos teria sido a falta de recursos para os blocos e a péssima qualidade do som. Motivado pela declaração do presidente da ASAC, o secretário Nato Aguiar declarou que o repasse de verba pelo governo de Alexandre está acima do que era repassado pelos governos anteriores. Mas a inquietação do representante da ASAC é quanto à qualidade do som que foi contratado pelo governo municipal para animar a primeira batalha de confetes que aconteceu no domingo passado no campo do DER. Chicão afirmou que o governo contratou um som de má qualidade e isso prejudicou a brincadeira dos grupos. Não é novidade que nos dias que antecedem o carnaval, os blocos e governo municipal entrem em atrito por conta de vários fatores, inclusive sobre repasse de verba e local de desfile. As próximas Batalhas de confetes vão acontecer no dia 27 de janeiro na praça da Cohab, no dia 3 de fevereiro no Parque da Cidade.

Abaré
O Navio Abaré realiza neste mês de janeiro a primeira viagem sob a nova gestão da Secretaria de Saúde. A unidade percorrerá do dia 21 ao dia 31 de janeiro, 38 comunidades da Resex-Tapajós. Segundo a enfermeira Marcela Brasil, da SEMSA, a viagem iniciou na comunidade de Samaúma e termina na comunidade de Vila Franca. Serão oferecidos atendimentos odontológicos, exames preventivos de colo de útero, exames laboratoriais, consultas de enfermagem, vacinação humana, programa de vitamina A para crianças menores de cinco anos e atendimento pré-natal.

ICMS
Os prefeitos Alexandre Von (Santarém) e Jailson da Costa Alves (Mojuí dos Campos), reuniram na segunda-feira, dia 21, em Belém, com os secretários estaduais de Fazenda, Planejamento e Orçamento e Articulação Política, para tratar da repartição da cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em vista do novo Município. Em razão de não haver qualquer parâmetro legal que determine o procedimento a ser adotado no ano de instalação de um novo Município, ficou acordado que uma proposta de lei estadual, de iniciativa do Governo do Pará, será encaminhada à Assembléia Legislativa para que discipline os critérios de rateio. No início de fevereiro, Alexandre Von e Jaílson Alves participarão de uma audiência com os secretários do Governo e deputados estaduais, para solicitar urgência na tramitação do Projeto de Lei.

Teatro
O espetáculo teatral “Macbeth – a tragédia da noite eterna”, obra de William Shakespeare, adaptada pelo diretor paraense Adriano Barroso, será encenado no Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém) nos dias 25 e 26 de janeiro, respectivamente sexta-feira e sábado, em três sessões, 20h, 21h e 22h. A peça retrata a ambição humana. Conta a história de um general que planeja ser rei e para alcançar o poder trai os amigos. ‘Macbeth’ foi apresentado pela primeira vez em 2008, dentro de uma casa antiga de Santarém, o “Casarão Tapajônico”. O espetáculo que tem duração de 30 minutos surpreende o público com uma linguagem inovadora. A montagem foge do tradicional palco italiano e convida o público para caminhar junto com o elenco pelo cenário. A peça é resultado de uma oficina realizada pelo projeto Cena Interior da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Integrado de Teatro (SIT).

Impasse
Continua o impasse entre os donos de ônibus e vans que fazem transporte escolar para a rede de ensino, com a prefeitura de Belterra. Muitas denúncias chegaram à nossa redação revelando que uma certa quantia foi liberada pelo Governo do Estado e depositada na conta da Prefeitura, mas apesar do dinheiro em caixa, o repasse não foi feito, desde que Dilma Serrão, agora Prefeita, era Secretária de Educação. O proprietário da empresa J. da Silva Feitosa, que faz a linha de transporte escolar entre as comunidades Piranha e São Jorge, não sabe mais a quem apelar: “Estou desesperado, não sei mais como pagar as minha dívidas; de óleo combustível, pagamento de motorista e outras contas a pagar”, desabafou o empresário.

Retoques

Sucesso total o lançamento da marchinha do “Bloco dos Bajaras” que vai se apresentar no carnaval de Alter do Chão no sábado gordo. O lançamento da marcha intitulada “O mundo não acabou e a bajarice continua” aconteceu ontem à noite, no Atlético Cearense. * Na ocasião, o grupo “A Fina Flor do Samba” deliciou os presentes com as pérolas do samba e marchinhas de carnaval do passado. * Conforme informações da SESPA, Santarém inicia ano de 2013 sendo o 2º Município do Pará em casos de dengue. Vinte e seis casos foram notificados, sendo que 10 deles foram confirmados. * Hospital Regional de Santarém deve iniciar ainda este ano a realização de transplante de rins. Segundo o médico nefrologista Emanuel Espósito, a primeira captação de órgãos feita em fevereiro de 2012 foi o passo inicial. * O segundo passo é não só fazer a captação que é a retirada dos órgãos, mas também fazer o implante desses órgãos aqui em Santarém e que deve acontecer ainda em meados de 2013. * Em Santarém, 200 pessoas precisam fazer hemodiálise devido a problemas de insuficiência renal. Destes, 141 pacientes são atendidos no HRBA. * Ainda vai dar o que falar a transferência, no final do governo de Maria do Carmo, de dois funcionários temporários da Prefeitura para um órgão federal. Estamos investigando e se for confirmada a denúncia, vamos publicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *