Coluna Impacto

Habid Bechara
Habid Bechara

Habib Bechara
Itaituba perdeu um dos ícones da imprensa de Itaituba. O radialista e apresentador do programa “Descendo Ripa”, Nazareno Habib Bechara (foto), morreu na madrugada de segunda para terça (dia 05), após sofrer um infarto fulminante aos passar mal e ser levado ao Hospital Municipal de Itaituba. Os médicos que o atenderam fizeram todos os esforços para tentar reanimá-lo, mas não foi possível. Bechara que nos últimos anos estava se dedicando ao jornalismo, foi comerciante, gerente do Detran, sendo um dos pioneiros de Itaituba, quando chegou levado pelo empresário e ex-prefeito Wirland Freire.

Revolta
Depois de efetuar uma série de mudanças na equipe econômica e na base administrativa de seu governo, o prefeito Alexandre Von decidiu retirar no início desta semana, os professores de Educação Física do ensino fundamental 1, do 1º ao 5º ano, amparado por uma resolução do Conselho Nacional de Educação. A decisão do atual gestor de Santarém não agradou os profissionais de Educação Física que atuam na rede municipal. Eles realizaram uma reunião nas dependências da UEPA, com a proposta de planejar uma forma de rebater a decisão do Governo Municipal. De acordo com o Conselho Nacional de Educação, a resolução dá ao professor de sala de aula, formado em pedagogia, o direito de ministrar além das disciplinas básicas, as matérias de educação física e artes. Para o professor Luiz Carlos Rabelo, apesar do corte ser legal, vai prejudicar a qualidade do ensino em Santarém. Ele afirma que os professores e acadêmicos de educação física se juntaram para combater a decisão, e que o objetivo da classe é fazer com que o profissional da área possa voltar a dar aula às turmas de 1º ao 5º ano. Os professores de educação física pretendem entrar em contato com os vereadores e ir ao MPE para reverter a situação.

Carnaval e segurança
A Secretaria Municipal de Cultura reuniu com instituições de segurança, entidades relacionadas ao Carnaval para discutir o esquema de segurança durante o Carnaval 2013. O 3º BPM vai desenvolver a Operação Carnapaz  2013. Na orla de Santarém haverá monitoramento feito através de câmeras nas entradas e saídas do corredor da folia. Haverá também barreiras policiais nas entradas do corredor da folia e na dispersão. Em Alter do Chão será feito controle nas barreiras na PA 457 (Rodovia Everaldo Martins) limitando a lotação nos coletivos, com o ordenamento do trânsito dentro da vila. Haverá parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) para o uso de sons particulares e com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) para isolar o corredor da folia para entrada de veículos. A participação de menores durante as festas também será fiscalizada. A coordenação dos agentes de proteção à Juventude destacou a necessidade do alvará à 7ª Vara da Infância e Juventude para participação de crianças e adolescentes nas agremiações carnavalescas.
Centro de Ensino
Técnicos da Susipe sugeriram uma parceria da Prefeitura para construção do Centro de Ensino aos detentos, na área da Penitenciária de Cucurunã. Maria José Maia, prefeita em exercício, informou que os convênios tanto em educação quanto em saúde serão incluídos no planejamento da Prefeitura. Nossa reportagem esteve no início desta semana na Penitenciária de Cucurunã e verificou (in loco) o trabalho implantado pelo diretor Cel. Valter Santos, que é merecedor de elogios.

Rádio Interativo
O programa Rádio Interativo, da Guarany FM, comandado pelo radialista Jorge Carlos, agora começa mais cedo, às sete da manhã: “Com a mudança de horário as pessoas estão participando mais”, disse o comunicador Jorge Carlos, explicando que: “nesse horário a dona de casa, e quem está se preparando para trabalhar, gosta de opinar, de receber informação”, citou Jorge Carlos, que destaca, também, a participação dos comunicadores Nelson Gil, que com sua voz inconfundível narra as mensagens e, do radialista Sílvio Júnior, que noticia diretamente da capital paraense. Detalhe é que tanto Nélson Gil quanto Silvio Jr. tiveram passagens anteriores pela Rádio Guarany FM. Uma mostra de que as emissoras santarenas servem de escola para as grandes estrelas do rádio.

Bajaras
O Bloco dos Bajaras será a grande atração do carnaval de Alter do Chão. A música: “O mundo não acabou e a bajarice continua” está sendo bastante tocada nos rádios de Santarém. O desfile do Bloco dos Bajaras será neste sábado, fugindo da aglomeração de domingo e segunda-feira.

Retoques

O atleta santareno Valter Lima (foto), está se preparando para disputar seletiva para o campeonato mundial em Abu Dhabi, Emirados Árabes. Ele participou do Amazon Open de Jiu Jitsu, nos dias 02 e 03 de fevereiro e vai disputar da seletiva do Abu Dhabi Pro, na capital amazonense, nos dias 23 e 24 deste mês, em Manaus. * A coluna parabeniza Armênio Miranda, que completou 88 anos na quarta-feira e festejou a data ao lado seus familiares e amigos, em sua residência. * De 09 a 12 de fevereiro, no Estádio Colosso do Tapajós, acontece mais uma edição do Cristoval, retiro de carnaval realizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Santarém. Este ano, o Cristoval 2013 tem como tema “Se creres verás a Glória de Deus”, e contará, pela primeira vez, com a presença de Dom Flávio Geovenale – Bispo da Diocese de Santarém. * Já no município de Belterra, acontece o Cristobel 2013, com o protagonismo de Padre Auricélio Paulino, nos dias 08 e 09 de fevereiro, na Praça Brasil, como o tema: “Se creres verás a glória de Deus”. * Segundo informações do diretor do Hospital Regional de Santarém, Herbert Moresch, o controle do número de leitos existentes no Hospital Regional fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *