Prefeitura e Polícia Militar unidas no combate às drogas

Prefeito e secretários com integrantes da Polícia Militar
Prefeito e secretários com integrantes da Polícia Militar

O prefeito Alexandre Von recebeu na tarde de quinta-feira, 07, parte da equipe do 3º BPM que desenvolve as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O objetivo da Polícia Militar é fechar parceria com o Município fortalecendo as atividades de combate ao uso e ao tráfico de drogas, a partir da implantação em nível local do Programa do Governo Federal crack é possível vencer. A vice-prefeita Maria José Maia e os secretários de Juventude, Esporte e Lazer Erasmo Maia e de Educação, Irene Escher, também participaram da reunião.

O Proerd trabalha a prevenção ao uso de drogas. Segundo o comando do Batalhão, a meta é formar 5.040 novos multiplicadores, a partir de ações educativas junto a crianças e adolescentes, pais e professores. O responsável pelo Programa, Major Anderson Mardock, explicou que o objetivo é facilitar as atividades do Proerd a partir do órgão responsável pelo Programa de combate ao Crack, lançado esta semana pelo Governo Federal.

Alexandre Von informou que o Município trabalha para criar o Conselho Municipal Antidrogas e implementar o Conselho Municipal de Segurança Pública que será de grande utilidade para o projeto da PM em instalar núcleos de Conselhos Comunitários de Polícia.

No dia 18 de fevereiro, às 15h, a Prefeitura de Santarém dá mais um passo para efetivar a Política de Combate às Drogas. Na ocasião será realizada a primeira reunião para formação do Conselho Gestor e elaboração do Plano de Ação do Programa crack é possível vencer.

CARNAVAL: SEMSA REFORÇA NÚMERO DE AMBULÂNCIAS, EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) contará com equipe reforçada, de profissionais, equipamentos e serviço de ambulâncias, para dar suporte aos foliões durante o Carnaval, de 09 a 12 de fevereiro. O planejamento foi montado para atender a área urbana de Santarém e a vila balneária de Alter do Chão.

Na orla, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuará com duas equipes – uma ambulância do SAMU e outra do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM). No Colosso do Tapajós, palco do Cristoval 2013, será disponibilizada uma Unidade Móvel de Pronto Atendimento – veículo equipado para atendimentos básicos de saúde, com uma equipe de enfermagem que fará o acompanhamento da programação durante todos os dias.

Alter do Chão contará com o suporte da Unidade de Atendimento 24  e Unidade Básica de Saúde, além de contar com uma ambulância do SAMU, uma uma Unidade Móvel de Pronto Atendimento – ônibus equipado para atendimentos básicos de saúde – e uma motolância, que atenderá aos chamados no percurso entre  vila balneária e a área urbana de Santarém até a chegada do SAMU que fará o encaminhamento dos pacientes ao Hospital Municipal. Nos bairros, as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atendimento 24h também estarão funcionando.

No Hospital Municipal atuarão seis médicos, quatro enfermeiros e 11 técnicos em enfermagem, em revezamento de plantões de 12h em 12h.

A SEMSA ainda estará promovendo a campanha de prevenção às DST’s, sob a organização do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Na orla de Santarém e em Ater do Chão serão montadas tendas, onde estarão disponíveis 50 mil unidades de preservativo, material educativo e teste rápido de HIV/AIDS.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *