Prefeitura anuncia instalação do 1º Horto Municipal

Horto Municipal
Horto Municipal

A Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) já começou a discutir com os segmentos voltados à produção rural a instalação do primeiro horto de Santarém. O horto funcionará em um espaço dentro do Parque Municipal e otimizará a produção de plantas das mais variadas espécies e fitoterápicos para a comunidade. As espécies cultivadas também serviriam para atender ao Programa de Arborização de Santarém.

De acordo com a administradora do Parque, bióloga Ana Clara Sousa, as plantas produzidas seriam distribuídas para escolas e logradouros públicos, por exemplo, as praças. Atualmente, o Parque conta com um viveiro com 1670 mudas produzidas. A expectativa é chegar as cinco mil mudas a partir do cultivo em tubetes – recipientes utilizados para produção de plantas em viveiros.

“Estamos buscando otimizar a produção de plantas, substituindo os sacos plásticos pelos tubetes que permitem o acondicionamento de um grande número de mudas. E ainda têm a vantagem de serem reutilizáveis”, explica a bióloga.

Os trabalhos no Parque, visando a implantação do horto, começaram no último sábado, 16, com uma ação de limpeza e podagem de árvores. “O primeiro passo foi fazer uma limpeza geral, depois vamos trabalhar para melhorar o visual do Parque, em seguida realizaremos um trabalho com as escolas, onde os alunos da rede pública municipal, inicialmente, plantariam novas mudas, mas não aleatoriamente. Nosso objetivo é firmar parcerias com a UFOPA e o Museu Emílio Goeldi para orientar todo o trabalho”, destacou o prefeito Alexandre Von.

Os serviços de limpeza e manutenção no Parque Municipal prosseguem nesta semana. SEMAP e a direção do local devem se reunir para discutir a área onde o horto será implantado.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

 

7 comentários em “Prefeitura anuncia instalação do 1º Horto Municipal

  • 5 de março de 2017 em 12:40
    Permalink

    Qual endereco, quero algumas mudas

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2013 em 09:24
    Permalink

    Antonio,

    Você já ouviu falar no Grupo de Defesa da Amazônia ? Não ? Pois é, amigo. Basta consultar na internet e você conhecerá o trabalho deles. Basta você levar um saquinho vazio (pode ser de arroz, feijão, açucar) e eles te darão uma muda de árvore e planta frutífera. Quantas saquinhos você levar, pode trocar… dezenas, centenas de mudas…
    Um pouco de informação sobre a \”cultura indígena\” fará bem. Assim, você conhecerá que a defesa da amazônia consiste em trocar sacos vazios, que poluiria a natureza, por mudas de plantas que embelezará mais ainda a nossa floresta, tão cheia de índios vindos de outros estados. (Que me desculpem os indios nativos)!

    Resposta
    • 19 de fevereiro de 2013 em 10:04
      Permalink

      Senhorita ou Senhora SILVANA

      NA MATÉRIA QUE EU ESCREVI QUEM FOI O ORELHUDO FOI A PESSOA PARA QUEM EU PERGUNTEI SE NÃO EXISTIA HORTA NESTA CIDADE. FIQUEI MUITO FELIZ EM LER SUA MATÉRIA SOBRE ESTE GRUPO EM DEFESA DA AMAZÔNIA. VEJA BEM QUE EU NÃO FIZ CRITICA A QUEM TRABALHA EU APENAS FIQUEI PASMO EM VER UMA PESSOA NÃO SABER O QUE É HORTO OU VIVEIRO DE PLANTAS UMA PESSOA INDÍGENA. AMIGA O POVO AQUI É MEIO ORELHUDO EM MATÉRIA DE FAZER AMIZADE E LER, VEJA BEM QUE NÃO SE VER NA RUA UMA PESSOA COM UM JORNAL EM BAIXO DO BRAÇO OU SENTADO NUMA PRAÇA LENDO, VC VAI A UM CONSULTÓRIO , OU EM QUALQUER LUGAR VC SÓ VER REVISTA VELHA PARA VC LER E PASSAR O TEMPO NA ESPERA DA VEZ. EU ADORO EU AMO SANTARÉM, MAIS NÃO POSSO FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO CAIR ENSINAMENTOS DO CÉU. TENHO QUE CUTUCAR O SANTARENO PARA QUE ELE SE MEXA. SANTARENO É PARADO NO TEMPO.PRECISA DE MAIS GARRA, ACHA QUE TUDO ESTA BOM, NÃO É ASSIM NÃO. EU QUERO SIM MELHORAR ESTA CIDADE PARA QUANDO MEU FILHO NASCER VEJA UMA CIDADE COM QUALIDADE DE VIDA, NÃO QUERO QUE ELE VEJA ESGOTO JORRANDO EM TODA CIDADE E BAIRROS.

      Resposta
    • 19 de fevereiro de 2013 em 23:32
      Permalink

      OLÁ SILVANA VC ESTA FALANDO COISA CERTA EM TERMO! MAS PELO O QUE ENTENDI ESTE ANTONIO É NOVO NA MINHA CIDADE SANTARÉM, E QUEM DEVERIA LHE DIZER QUE EXISTE ESTE GRUPO EM DEFESA DA AMAZÔNIA SERIA A MULHER DELE. NÃO ESTOU AQUI PARA DEFENDER O ANTONIO, MAIS SE A SENHORA SABE DESTE PROJETO A SENHORA DEVERIA DIVULGAR AS SANTARENOS. EU SOU SANTARENO ME CASEI MINHA ESPOSA FALECEU DEPOIS DE 50 ANOS DE CASADOS , INFELIZMENTE POR FORÇA DO DESTINO MINHA MULHER JÁ SE FOI NÓS CRIAMOS 18 FILHOS, TODOS TRABALHAM DO JEITO QUE DEUS ENSINOU ELES. AGORA A SENHORA VEM DIZER QUE EXISTE UM GRUPO DE EM DEFESA DA AMAZONIA. A SENHORA ESTA MENTINDO EU NUNCA VI ESTE PROJETO DE TROCAR SACO POR MUDA.
      EU NÃO SEI ESCREVER MAIS SEI LER E PEDI MINHAS NETAS ÍNDIAS PARA ESCREVER.
      OLHA SANTARÉM MUDOU TÁ!

      Resposta
  • 19 de fevereiro de 2013 em 06:27
    Permalink

    Por que então tu não voltas pra tua cidade com qualidade? Primeiro aprende a escrever para depois questionar alguma coisa.

    Resposta
    • 19 de fevereiro de 2013 em 09:51
      Permalink

      xará eu não posso voltar xará para minha cidade! quem vai dar assistência as beldades Santarena, vc sabe que o homem Santareno não é muito chegado a mulher.veja quantidade de lésbicas na cidade isso é uma prova que o homem Santareno não é muito chegado. eu prefiro viver nesta cidade sem qualidade de vida mais no meios das beldades. xará eu já estou aprendendo comer farinha,minha mulher é índia lá da vila gorett, andei 6 horas de barco mais fui buscar uma beldade cor de jambo cor de canela, fui buscar lá por quis porque aqui tem muita beldades, é bom mesmo vc não gostarem só assim sobra mais para quem gosta. aviso já estamos preparando um curumim para jogar no são francisco ou são raimundo. xará vc tbm é índio né? vamos continuar escrevendo temos nós vamos tomar uma gelada, ou vc é pastor?

      Resposta
  • 18 de fevereiro de 2013 em 20:32
    Permalink

    QUANDO EU CHEGUEI AQUI EM SANTARÉM VINDO DE OUTRA CIDADE COM QUALIDADE DE VIDA EU FALEI COM MINHA ESPOSA QUE GOSTARIA DE COMPRAR ALGUMAS MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS, AÍ EU A PERGUNTEI AQUI EM SANTARÉM NÃO EXISTE HORTO NÃO, ELA ME RESPONDEU NUNCA OUVI FALAR NESTA PALAVRA HORTO, AÍ EU A PERGUNTEI E VIVEIRO DE MUDAS DE PLANTAS ELA FALOU PIOROU AINDA MAIS! AGORA EU LENDO QUE NO PARQUE DA CIDADE VAI TER UM HORTO DE MUDAS EU FICO MUITO FELIZ. POVO ESTA SAINDO DA TRIBO INDÍGENA, EU ESPERO QUE MELHORE MAIS AINDA.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *