Morre ex-governador Almir Gabriel

Almir Gabriel
Almir Gabriel

Faleceu na manhã desta terça-feira (19), o ex-governador do Estado, Almir Gabriel, de 80 anos.

O político estava internado desde o último dia 6 em um hospital particular de Belém, vítima de um enfisema pulmonar.  Ele também enfrentava um edema, que representa um acúmulo anormal de líquido nos pulmões, que levava a falta de ar. O local do velório do ex-governador ainda será divultagado. O enterro ocorrerá no município de Castanhal.

TRAJETÓRIA

Formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, Almir Gabriel iniciou sua trajetória política em 1979, quando foi secretário de Saúde e, depois, secretário de Segurança no segundo governo de Alacid Nunes (1979-1983).  Em 1982, aproximou-se do PMDB e apoiou Jader Barbalho ao governo do Estado. Eleito, Jader nomeou Almir como prefeito de Belém, de 1983 a 1986. Em 1986, ainda pelo PMDB, elegeu-se senador e ajudou a elaborar a Constituição Brasileira de 1988.

Após deixar o PMDB, foi um dos fundadores do PSDB às vésperas das eleições municipais de 1988, quando concorreu à vice-presidência na chapa de Mário Covas, em 1989. Almir governou o Pará por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2002.

Em 2002, Almir Gabriel, com a teimosia pela qual ficou conhecido, enfrentou aliados e tucanos e todas as plumagens para fazer do então secretário de Produção, Simão Jatene, o governador do Pará. Numa eleição disputadíssima com a candidata petista Maria do Carmo, Jatene se elegeu, mas quatro anos depois, não concorreu à reeleição, embora pesquisas encomendadas pelo PSDB apontassem alto índice de aprovação do governo.

Gabriel foi o candidato e acabou derrotado por Ana Júlia Carepa. Então, mudou-se para a cidade de Bertioga (SP) e só voltou ao noticiário político no início de 2009, lutando para fazer de Mário Couto o candidato ao governo contra Simão Jatene, de quem o ex-governador se tornou desafeto. Almir Gabriel culpava o ex-pupilo pela derrota em 2006, a quem acusava de ter feito “corpo mole” durante a campanha.

Aos 77 anos, esta é a segunda vez que Almir pede desfiliação do PSDB. Em dezembro de 2009, ele explicou, em comunicado ditado pelo telefone ao DIÁRIO DO PARÁ, que tomou a decisão em razão dos atuais desvios dos princípios políticos e éticos que alicerçavam” o PSDB do Pará.

Fonte: DOL

 

3 comentários em “Morre ex-governador Almir Gabriel

  • 20 de fevereiro de 2013 em 09:53
    Permalink

    Quem é vc pra julgar alguem, isso ai é obra de Deus ele quem pode julgar as pessoas, vc acha que nunca errou na vida ou fez mal a alguem , olhe seu passado, pra depois olhar os erros dos outros… deixe a alma desse homem descansar em paz…

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2013 em 17:18
    Permalink

    QUEM SÓ OLHAVA PARA BELÉM E SUA REDONDESA E DEIXAVA O POLO DE SANTARÉM E A CALHA NORTE JUNTO COM A TRANZAMAZÔNICA A MERCÊ.., RHUM!!!
    _ MENOS UM PARA ROUBAR NA POLÍTICA.., DEIXOU MUITAS PENDENCIAS NA TERRA, AGORA VAI PRESTAR CONTA COM DEUS! JÁ FOI TARDE!!!

    QUE ADIANTA TANTO PODER?! SE PARA DEUS SOMOS TODOS IGUAIS.

    Resposta
    • 20 de fevereiro de 2013 em 09:52
      Permalink

      Quem é vc pra julgar alguem, isso ai é obra de Deus ele quem pode julgar as pessoas, vc acha que nunca errou na vida ou fez mal a alguem , olhe seu passado, pra depois olhar os erros dos outros… deixe a alma desse homem descansar em paz…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *