Navio Graneleiro “Tambaqui” aporta em Trombetas

 

Navio Tambaqui
Navio Tambaqui

O navio “Tambaqui”, o primeiro navio bauxiteiro construído especificamente para as condições da hidrovia Trombetas-Amazonas aportou em Porto Trombetas, no início da tarde desta terça-feira, dia 19 de fevereiro.

A embarcação, que tem capacidade para transportar 75 mil toneladas de minério, deverá deixar o distrito de Oriximiná, onde ficam as operações da Mineração Rio do Norte (MRN), dentro de dois dias, carregando 73.500 toneladas de bauxita.

A chegada do navio bauxiteiro era bastante esperada pela MRN, já que a embarcação, por suportar uma carga maiorque a dos navios em uso, precisará de um menor número de viagens para transportar a demanda da Alunorte, cliente da empresa. O tempo gasto com manobras de navios menores, com atracações e desatracações, será substituído por tempo de carregamento efetivo do minério, o que representa mais eficiência na operação da empresa e menor pressão na fila de navios no porto.

O Tambaqui teve seu casco lançado ao mar em outubro de 2011 pela operadora logística Log-In e fez nesta terça-feira sua primeira viagem.

O graneleiro tem 80 mil toneladas de porte bruto e 245 metros de comprimento. Possui instalações modernas, como câmeras de segurança, salas de recreação e até elevador.

Fonte: RG 15/O Impacto e Érica Bernardo

Um comentário em “Navio Graneleiro “Tambaqui” aporta em Trombetas

  • 20 de fevereiro de 2013 em 10:27
    Permalink

    levando todo nosso minério, e repassando impostos pra cidade de Oriximiná, enquanto que Terra Santa e Faro ficam a mercê…….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *