Serviço Florestal Brasileiro fecha parceria com Semma ‏

Angelo Francisco e Podalyro Neto
Angelo Francisco e Podalyro Neto

O chefe da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR 163, Ângelo Francisco, recebeu na segunda-feira (18) na sede do Serviço Florestal Brasileiro, em Santarém, o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto. O encontro teve como propósito firmar parcerias entre as duas entidades ambientais, visando capacitar e beneficiar a partir do acordo um maior número de beneficiários.

Desde janeiro a Secretaria de Meio Ambiente passa por um processo de renovação focada em adaptar suas demandas ao plano de gestão do prefeito Alexandre Von, que é norteado por uma política sustentável. Neste contexto o desenvolvimento de parcerias entre os órgãos do Ministério do Meio Ambiente é fundamental uma vez que auxilia a execução de várias ações.

A unidade do DFS da BR 163 é a maior do Brasil em número de profissionais e infraestrutura. Conta atualmente com 11 técnicos que atuam principalmente no Oeste do Pará, desenvolvendo capacitações e treinamentos dentro do âmbito do manejo florestal comercial e também comunitário. Num cenário heterogêneo, a entidade tem fomentado junto aos seus trabalhos, políticas públicas voltadas a área social a partir da valorização dos produtos florestais não madeireiros, como óleos, castanha e andiroba, abundantes na região.

Pela parceria, o Serviço Florestal Brasileiro ofereceu técnicos para auxiliaram nas capacitações a serem realizadas pela SEMMA dentro das atividades previstas no Fundo Municipal de Meio Ambiente. O SFB irá apoiar, também, em outros trabalhos que abranjam as áreas de atuação correlacionadas a entidade, principalmente no campo de manejo e identificação de espécies, uma vez que a Secretaria deve implantar nos próximos meses um programa de desmatamento zero no âmbito do Município, com a execução de um amplo processo de rearborização da cidade.

“O encontro foi extremamente positivo e faz parte da nova estratégia da Unidade Regional do SFB no Oeste do Pará que vai no sentido de divulgar nossas atividades e firmar parcerias. Esses acordos são imprescindíveis para o cumprimento da nossa missão”, ressaltou o chefe da UR DFS BR 163, Ângelo Francisco.

As primeiras ações da parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém devem começar a partir do mês de março.

 

Fonte: RG 15/O Impacto e Danielle Oliveira

3 comentários em “Serviço Florestal Brasileiro fecha parceria com Semma ‏

  • 22 de fevereiro de 2013 em 14:42
    Permalink

    Nunca deixou de sair madeira das Flonas e outras regiões sem autorizações. A omissão é o que não deixa pistas. E todo mundo tá solto.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2013 em 09:58
    Permalink

    Parabéns Angelo e Podalyro Neto. Desejamos sucesso hoje sempre. Santarém só tem a ganhar com essa parceria.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2013 em 10:11
    Permalink

    Eu pergunto ao SFB: CADÊ AS CONCESSÕES FLORESTAIS EFETIVADAS NA REGIÃO OESTE DO PARÁ? Parem de fazer firulas e façam o que devam fazer!!!!!!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *