Campanha virtual pede cancelamento de registro de Silas Malafaia como psicólogo

Silas Malafaia
Silas Malafaia

O que o pastor Silas Malafaia tem em comum com Renan Calheiros, o “Veta, Dilma!” (contra o novo Código Florestal) e os índios guarani-caiová?
O líder evangélico também virou tema de um abaixo-assinado na Avaaz.org, como as listadas acima. E, por conta dele, está sendo investigado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
A turma da internet se voltou contra Malafaia após sua participação no programa “De Frente com Gabi” (SBT), da jornalista Marília Gabriela.
A Avaaz.org é uma organização de ativistas criada em 2007 que faz mobilizações sociais através da internet. A palavra Avaaz significa “voz” nos idiomas hindi e persa e “som” em urdu (dialeto paquistanês).
Na entrevista, Malafaia atacou o que chama de “ativismo gay” e se disse contra a adoção de crianças por casais homossexuais usando argumentos como “eu não acredito que dois homens possam desenvolver um ser humano ou criar uma criança perfeita no sentido total”.
Também foi mencionada, no programa, sua formação de psicólogo. Uma petição lançada no dia 8 no Avaaz pede, portanto, a cassação do registro de profissional de Silas Malafaia pelo Conselho Regional de Psicologia carioca.
Os autores da proposta contra Malafaia se baseiam em artigo instituído em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, que proíbe emitir opiniões públicas e tratar a homossexualidade como um transtorno.
A Folha apurou que há um processo que corre em sigilo para investigar o caso no conselho carioca de psicólogos.
Nada tem valor legal no site, mas as assinaturas colhidas na internet viram justamente um termômetro do clamor social –vide o pedido pelo impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Qualquer pessoa pode cadastrar um abaixo-assinado.
Houve, inclusive, réplica: também no Avaaz, criou-se uma campanha a favor da “não cassação” do registro do psicólogo-pastor.
Mas o abaixo-assinado que beneficia Malafaia foi retirado do ar (quando a campanha a seu favor tinha 65 mil assinaturas, e a contrária ao religioso registrava 55 mil adesões).
Para o pastor, foi “coisa de safado antidemocrático”.
Pedro Abramovay, ex-secretário nacional de Justiça e um dos responsáveis pelo Avaaz, confirma a exclusão do abaixo-assinado pró-Malafaia.
“Mais de 77% da nossa comunidade votou para remover esta petição, e estamos muito orgulhosos dessa decisão democrática para rejeitar este tipo de lobby para continuar práticas homofóbicas”, diz.
O Conselho de Psicologia carioca diz que não se manifestará sobre o assunto. Informa, no entanto, via assessoria de imprensa, que “está preparando nota pública para falar sobre o tema ‘psicologia laica’. A ideia é não pessoalizar Silas Malafaia, mas se posicionar sobre o tema da psicologia e religião”.
DOUTOR SILAS
Malafaia se formou em psicologia pela faculdade particular Gama Filho, no Rio, em 2006.
Diz que chegou a praticar a profissão no começo, numa clínica particular. Atendia a “evangélicos que se identificavam com ele”.
Mas preferiu “não misturar as coisas” e passou a se dedicar apenas à vocação religiosa.
Fonte: Folha de São Paulo

10 comentários em “Campanha virtual pede cancelamento de registro de Silas Malafaia como psicólogo

  • 22 de fevereiro de 2013 em 08:25
    Permalink

    A opinão do Pr. Cilas é do Pr. e não do povo de Deus, sou contra adoção de crianças, assim como sou contra a homofobia, por que não se respeita ninguém, há exceções porque há pessoas educadas em todos os meios sendo pobre, rico, negro, e branco, mas quando se trata de homofobia, que alias foi inventada porque? e pra que?, pra calar a boca dos evangelicos e catolicos que pregam a verdade, que é a palavra de Deus, acho que cada um deve ficar no seu lugar, respeitando uns aos outros, pois há homossexuais que não respeita ninguém, assim como há homossexuais que respeita, alem disso Deus criou o HOMEM E A MULHER, disse mais em Genesis 1-26:28:
    26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    27. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    fora da verdade que é a palavra de Deus é pecado, e eu fico com verdade, é minha opinião formada, que Deus abençoe as familias Paraense, Brasileira e Mundial dos que praticam o mau.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2013 em 13:51
    Permalink

    só a viadagem tem direito a se manifestar-se?

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2013 em 07:43
    Permalink

    Parabens Pr.Malafaia .
    Voce escancara e mostra a cara nogenta desse movimento que tentar mostrar denegrir o que a Biblia nos mostra .

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2013 em 08:29
      Permalink

      eu também Armando Jr.

      Resposta
  • 21 de fevereiro de 2013 em 07:15
    Permalink

    Estou de pleno acordo com o pensamento do Pastor Silas Malafais, é uma aberração esse tipo de adoção, essa é minha opinião e deve ser respeitada.

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2013 em 08:28
      Permalink

      eu também José Maria.

      Resposta
  • 21 de fevereiro de 2013 em 07:11
    Permalink

    Prejudicial à vida é esse hipocrita disfarçado de pastor viver tomando dinheiro de fanaticos em nome de DEUS. No Brasil sem comando, tudo o que se relaciona com o ilícito dá ibope, fortificando a industria maléfica em nome da fé, onde todos esses patifes deitam e rolam se tornando em pouco tempo detentores de fortunas, sem que a justiça, cega, surda e muda faça algo para punir exemplarmente esses gatunos. Até quando o mal triunfará sobre o bem nessa casa de mãe joana chamada de Brasil?.

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2013 em 07:53
      Permalink

      Meu caro Silva permita-me de chamá-lo de meu caro, em respeito, pois não o conheço, eu não sou a favor da adoção, mais sou contra você generalizar o povo evangélico, digo isso porque nós EVANGELICOS respeitamos a todos independente de cor, sexo, negro, branco, não fazemos acepção de ninguém o que o Pr. Cilas ele é o dono da opinião própria dele, e você generaliza como você menciona \”onde todos esses patifes deitam e rolam se tornando em pouco tempo detentores de fortunas, sem que a justiça, cega, surda e muda faça algo para punir exemplarmente esses gatunos. Até quando o mal triunfará sobre o bem nessa casa de mãe joana chamada de Brasil?\” há pessoas boas e respeitadas em todos os lugares, a exemplo vou citar em seu circulo de amizade, trabalho e sua própria religião, recentemente o Papa informou sua renuncia ao cargo de papado, você sabe o real motivo dessa renuncia? Creio que não, os escândalos, os desvio de bilhões de dólares do Banco do Vaticano, pedofilia, a própria homossexualidade dos padres, prostituição e enfim uma gama de coisas que não estão de acordo com as leis de nosso país, e de outros países pelo mundo afora, e malefícios a sociedade católica em especial, e isso você não escancara sua ira, o seu ódio, calma meu caro sua saúde em primeiro lugar, há uma passagem na Bíblia que diz: \”BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS, E A OUTRAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADO\”, em todo lugar Sr. Silva há pessoa que não vale nada, e há pessoas boas, e nem por isso nós evangélicos saímos atirando pedra, especialmente generalizando os católicos, por que não são opiniões dos evangélicos, dos católicos, são opiniões pessoais dos pastores, dos padres e do Papa, e não opiniões dos católicos, evangélicos, portanto meu caro Silva poupe sua ira, sua raiva, seu ódio, pois, não faz bem a sua saúde, que Deus te abençoe em nome de Jesus.

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2013 em 19:29
    Permalink

    Pois eu voto a favor do Pastor Silas (apesar de eu ser catolico apostolico romano ), por que esse \”bendito\” site tirou a manifestação pro-Silas . Na minha opinião ele está correto e tem direito de se manifestar , assim como os homosexuais tambem tem o mesmo direito.

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2013 em 08:28
      Permalink

      eu tambem Alenxandre.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *