Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial é foco de debate

O Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Rede Internacional de Florestas Modelo (RIBM) promove na segunda-feira (25), debate sobre as Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial. O encontro dará prosseguimento as discussões sobre a proposta de criação de uma Floresta Modelo na região da Calha Norte e zona de influência da BR 163.

Floresta
Floresta

Participam do debate o Secretário Geral da Rede Internacional de Florestas Modelo (RIBM) Sr. Richard Verbisky, o Gerente da Rede Iberoamericana de Florestas Modelo (RIABM) Sr. Fernando Carrera, o Diretor de Pesquisas do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Veloso e ainda o Professor do Instituto de Biodiversidade e Florestal, Sr. Thiago Vieira.

As florestas Modelo são associações voluntárias entre diversos setores econômicos, políticos e sociais que compartem um território e conformam alianças para desenvolvimento e manejo sustentável de seus recursos florestais. Uma floresta modelo é tanto uma área geográfica com um enfoque de governança para o manejo da mesma aonde as necessidades e interesses dos atores locais são traduzidos em uma estratégia compartilhada para o desenvolvimento sustentável.

As Florestas Modelos formam redes nacionais, regionais e internacionais, através das quais compartem suas experiências mediante colaboração horizontal, reforçam capacidades, fortalecem lideres locais e eventualmente servem de plataformas efetivas para o desenvolvimento rural. No Brasil a experiência foi implantada em 2005 no estado de Minas Gerais na Mata Atlântica e na Floresta de Pandeiros.

O debate é aberto ao público e será realizado na Sala 19, do Prédio Laranja do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, a partir das 15h00.

Fonte: RG 15/O Impacto e Danielle Oliveira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *