Hospital Regional realiza Integração Acadêmica com Entidades de Ensino Superior

Hospital Regional
Hospital Regional

No dia 14 de fevereiro teve início a primeira integração acadêmica para estágio supervisionado de enfermagem entre Entidades de Ensino Superior de Santarém e o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde. A primeira instituição a receber o ciclo de palestras foi a FIT- Faculdades Integradas do Tapajós. A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniela Mengon, fez a abertura do evento destacando a importância do estágio supervisionado, pois o profissional de enfermagem é fundamental para que os pacientes recebam uma assistência segura e de qualidade. “Acredito que é neste período que o acadêmico tem a oportunidade de estar vivenciando e colocando em prática o que aprendeu na faculdade. É o momento ideal para se perguntar e aprender com os mais profissionais mais experientes”, disse Daniela.

O evento ainda contou com a palestra da Enfermeira Manuela Cunha que abordou a importância do prontuário do paciente e como o enfermeiro deve  proceder no registro e manuseio desse documento. O ciclo de palestras foi finalizado pela Pedagoga de Ensino e Pesquisa do HRBA, Celiane Garcia, que expôs aos acadêmicos sobre o funcionamento do estágio, normas, condutas, cadastros e horários.

No dia 19, a segunda Entidade a receber os palestrantes do Hospital Regional foi o Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém – IESPES. A Diretora dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e  Tratamento – SADT(s), Tatiane Santos, destacou em sua palestra de abertura do evento, a importância da parceria feita entre as Instituições de Ensino e o Hospital Regional, uma vez que o HRBA está buscando alcançar o título de Hospital Ensino. Outro aspecto abordado pela Diretora foi quanto a implantação da Residência Multiprofissional que o Hospital Regional está ofertando aos profissionais da região, em parceria com a UEPA – Universidade Estadual do Pará, e importância dos estagiários no Hospital Regional. “O estágio supervisionado é uma importante ferramenta para o aluno e a instituição, afinal os dois ganham em aprendizado e experiência”, concluiu Tatiane.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a integração com todas as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento da saúde na Região Oeste do Pará. “Atualmente, uma das grandes dificuldades que temos em nossa região é a ausência de profissionais em algumas áreas da saúde, principalmente a medicina. O HRBA tem uma estrutura física e técnica excelente, que oferece todas as condições necessárias para uma formação de qualidade. Vale destacar que somos um Hospital Acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, e isso é um aspecto importantíssimo, pois os profissionais formados pelo HRBA, além de obterem o conhecimento técnico, também vivenciam toda a rotina hospitalar voltada para a assistência segura, baseada nas melhores práticas existentes, e podem levar isso para outros hospitais, atuando como disseminadores desse conhecimento”, conclui Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *