Técnicos da Defesa Civil recebem treinamento

Técnicos da Defesa Civil
Técnicos da Defesa Civil

Quatro técnicos da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC) estão participando desde segunda-feira, 25, no Instituto Federal do Pará (IFPA), do curso de Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os pesquisadores estão transmitindo conceitos, critérios e metodologias relacionados ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais, principalmente movimentos de massa e inundações, para técnicos das Defesas Civis dos municípios do Baixo Amazonas.

O curso que encerra nesta sexta-feira, 01, está sendo ministrado pelos pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico Brasileiro, Jorge Pimentel, Breno Beltrão, Bruno Elldorf, Dianne Danielle Fonseca e Iris Celeste Bandeira; e pelos engenheiros hidrólogos Victor Hugo da Motta Paca e David Franco Lopes.  A capacitação terá duas fases: teórica e prática, que inclui treinamento no rio Tapajós.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlison Maia, participou da abertura do curso juntamente com o superintendente regional da CPRM no Pará, Manfredo Ximenes Ponte, o pró-reitor de Comunidade, Cultura e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Cláudio Scliar, o gerente de Capacitação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Leno Rodrigues Queiroz, a  diretora-geral substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarém (IFPA),  Carmem Lúcia Leal Andrade, e o coordenador da 4ª Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas, major Luís Cláudio Rego dos Santos.

SANTARÉM CONTRA A DENGUE: COORDENADORES DE POLOS SÃO DEFINIDOS 

O Comitê Gestor da campanha Santarém contra a Dengue realizou na quarta-feira, 27, a segunda reunião de preparação. O público alvo foram representantes de Associações de Bairros e Conselhos Comunitários. Os coordenadores de cada polo farão reuniões locais e em seguida uma nova reunião será agenda com o Comitê Central para definir a data da ação, que será realizada, provavelmente no início do mês de março.

Na ocasião, o prefeito Alexandre destacou a importância da participação popular. Segundo Von, a campanha está dividida em pontos centrais: visitas dos agentes de endemias aos quase 80 mil imóveis cadastrados na área urbana de Santarém e limpeza de ruas e quintais. “A Prefeitura não tem condições de fazer tudo sozinha, por isso contamos com o apoio dos moradores para juntos vencermos essa guerra”, disse.

BAJARAS AUXILIAM COLETA DE LIXO 

As frentes de trabalho da Prefeitura de Santarém, formadas por servidores da empresa Clean, desenvolvem um trabalho inédito em Santarém. Desde o último dia 21 de fevereiro, uma equipe com três homens recolhem o lixo diretamente das embarcações, ancoradas na frente da cidade. O trabalho é realizado com auxílio de uma bajara. Enquanto um guia o motor, os outros dois recolhem o lixo, que são depositados em contêineres distribuídos estrategicamente ao longo da orla: Trevo da Calcinha, Praça do Pescador, Mercado Modelo, Praça Tiradentes e Mercadão 2000.

Os donos de embarcações e seus tripulantes também recebem orientações sobre a importância de não despejar o lixo no rio. A coleta “in loco” é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras. Em média 500 kg de resíduos são recolhidos semanalmente.

INSCRIÇÕES ABERTAS AO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Estão abertas as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) versão 2012, ano 2013. De acordo com o gestor do Programa em Santarém, Pedro Célio Rodrigues Guimarães, as inscrições são para alfabetizadores (professores) e alfabetizandos (alunos). Segundo Pedro Célio, podem ser formadas turmas de jovens, adultos e idosos. O alfabetizador precisa ter disponibilidade para formar a turma e nível superior em Pedagogia ou Letras.

Os critérios para a formação de turmas são os seguintes: zona urbana, mínimo de 20 alunos, com pessoas não alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade. Zona rural: turmas deverão ter no mínimo 10 alunos, com pessoas não alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade. Antes de começar a ministrar as aulas o alfabetizador passa por treinamento. O curso tem duração de seis meses. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), na Avenida Rui Barbosa – Setor da EJA.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO

O objetivo da reunião é orientar os profissionais que vão trabalhar no Programa Mais Educação. O Mais Educação é um programa do Governo fFderal, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objeto é estimular o desempenho e interesse dos estudantes por meio de estratégias diversificadas de ensino.

Na zona urbana de Santarém o programa é desenvolvido em 120 escolas e 47 na zona rural. Devem participar do encontro 400 pessoas entre diretores de escolas, representantes do Conselho Escolar, coordenador do Programa nas escolas e alguns monitores. O encontro será realizado nesta, quinta-feira, 28, no auditório da Casa da Cultura, às 8h.

SEMTUR PROMOVE CAPACITAÇÃO AOS SERVIDORES

A Secretaria de Turismo realizou um treinamento para os profissionais que prestam atendimento no Centro de Informações Turísticas – CIT, na Vera Paz, e no Terminal Fluvial Turístico (TFT). De acordo com a titular da pasta, Irene Belo, a capacitação é importante para que o Município alcance níveis satisfatórios no que se refere à prestação do serviço público de qualidade.

A chefe da Seção de Planejamento da SEMTUR, Neide Noronha, informou que esta é a primeira etapa do treinamento, e que o segundo momento será uma visita técnica, no dia 09 de março, aos pontos turísticos de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *