Secretaria de Saúde ganha ambulância e ambulancha revitalizada

Nélio Aguiar entrega chave da ambulância à secretária Livia Correa
Nélio Aguiar entrega chave da ambulância à secretária Livia Correa

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 04, dois importantes equipamentos para ajudar no descolamento de vítimas ao Hospital Municipal de Santarém: uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma ambulancha. A ambulância, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Nélio Aguiar (PMN), atenderá a área urbana, planalto e eixo-forte, e a ambulancha, revitalizada após dois anos parada, auxiliará o atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar na região de rios.

Ambulancha da Secretaria Municipal de Saúde
Ambulancha da Secretaria Municipal de Saúde

O Município passa a contar agora com quatro unidades de suporte básico do SAMU para agilizar o atendimento aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca ou arma de fogo, tentativa de suicídio ou assaltos com traumas graves, acidentes domésticos graves e outros. A nova ambulância, assim como as demais, é equipada com maca, prancha, colares cervicais, galões de oxigênio, material de atendimento em urgência e emergência, maleta de resgate e o desfibrilador externo automático em casos de parada cardiorrespiratória.

“Essa nova ambulância vem reforçar nosso suporte técnico e operacional, mas é preciso que as pessoas, principalmente adolescentes, percebam que quando o serviço recebe um trote, várias vítimas deixam de ser atendidas”, alerta o coordenador do SAMU, enfermeiro Dartagnan Matos.

A secretária adjunta de Saúde, Dra. Lívia Corrêa, explica que a nova ambulância foi uma solicitação da população e veio para somar dentro do contingente de frotas do SAMU na cidade.

Segundo o coordenador  do serviço, nos dois primeiros meses deste ano, o SAMU atendeu 1363 solicitações, através do 192. Média de 45 chamadas por dia, incluindo as áreas urbana e rural de Santarém. Os atendimentos também ocorreram aos pacientes de outros Municípios da região que chegam por via fluvial.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Secretaria de Saúde ganha ambulância e ambulancha revitalizada

  • 7 de março de 2013 em 07:08
    Permalink

    o deputado nelia aguiar esta de parabens pelo belissimo trabalho que esta fazendo como deputado,ele nao tem nem dois anos de mandato ja esta fazendo coisa por santarem e regiao que deputado de dois,tres,quatro e ate cinco mandatos nunca fizeram!..e pessoas onesta e trabalhadoras como o deputado nelio que a gente precisa que nos represente,por isso o povo so tem que agredecer por tudo que vc vem fazendo pela nossa regiao deputado nelio,parabens e continui sepre nos ajudando!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *