Alter do Chão comemorou 255 anos de fundação

Uma vasta programação é realizada para festejar o aniversário do “Caribe da Amazônia”
Uma vasta programação é realizada para festejar o aniversário do “Caribe da Amazônia”

A Vila balneária de Alter do Chão, localizada a cerca de 38 quilômetros do município de Santarém, no Oeste do Pará, completou na quarta-feira, 6 de março, 255 anos de fundação. O conselho comunitário realizou uma programação para comemorar a data. Entre as atividades, estava a tradicional festa da partilha e distribuição do bolo de aniversário.
O lugar, conhecido como o ‘Caribe Amazônico’ já foi citado pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das melhores praias do Brasil. É considerado pelos moradores um local agradável, tranquilo e composto por lindas paisagens.
“A vida aqui é muito boa e tranquila”, afirma a moradora Maria Paz.
“Continua a mesma. Com tranquilidade. Um lugar belo como esse aqui é bom para o turismo”, destaca o morador César Carmona.
A ilha do amor, praia que fica localizada em frente a Vila, é uma das mais procuradas pelos visitantes. Neste período do ano ela fica submersa, mas ainda sim muitos não abrem mão de um passeio pelas águas do rio Tapajós.

“Alter do Chão é uma vila sossegada, tranquila, muito bonita e dá para morar é um lugar tranquilo para trabalhar porque tem muito turismo. A pessoa acha paz”, enfatiza a turista Marcela Thainá La Rosa.
Além do ambiente que serve como refúgio para o lazer, na vila é possível encontrar várias barracas de vendas de comidas típicas, como tacacá, vatapá e doces feitos a partir de frutas regionais.

Sairé: Todos os anos, no mês de setembro, a tradicional festa do Sairé é realizada em Alter do Chão. A manifestação consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia a noite – ladainhas e rezas – seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos (com apresentações de danças típicas) e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. São cinco dias de muita música, dança e rituais resultantes do entrelaçamento social e cultural entre os colonizadores portugueses e índios da região do Tapajós.
Programação: Durante a manhã de quarta-feira (6) foi realizada uma caminhada ecológica, atividades esportivas como jogos de tabuleiro, tênis de mesa, corrida, natação e ginástica. Pela tarde aconteceu um torneio de futebol no campo Luso Brasil, e a noite a partir das 19h30 aconteceu a cerimônia de partilha do bolo.

Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com

 

 

 

Um comentário em “Alter do Chão comemorou 255 anos de fundação

  • 6 de março de 2013 em 19:07
    Permalink

    eu prefiro meu banho aqui no campo do oeste ex área verde que é limpo sem esgoto ,do que alter do chão com poça de água com sujeira com esgotos das residencias e hotéis e pousada.aqui eu vou á pé até a praia do campo do oeste, como meu peixe e bebo minha cerveja sem gastar nada nos bares carreiros.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *