Dra. Heloísa: “População é responsável pelo aumento de mototaxistas clandestinos”

Heloísa Almeida
Heloísa Almeida

A reportagem do jornal O Impacto esteve esta semana na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de Santarém (SMT). Na ocasião, a titular da pasta, Dra. Heloísa Helena Nunes de Almeida, nos concedeu entrevista exclusiva, onde fala sobre vários assuntos ligados ao trânsito de Santarém, entre eles, novos semáforos que serão instalados em pontos estratégicos, mototaxistas clandestinos, mudança de endereço da sede da SMT e outros assuntos. Veja a entrevista:

Jornal O Impacto: Secretária, diante dos inúmeros problemas enfrentados pela falta de sinalização no trânsito na cidade de Santarém, a SMT pretende aumentar o número de semáforos (sinais luminosos) nas vias públicas? Quais as vias que terão prioridade nesta ação?

Heloísa de Almeida: Primeiro é preciso considerar que a instalação semafórica pura e simples, sem maiores estudos, não resolve. Existem outros mecanismos tão eficazes e práticos. Posso citar alguns que serão implementados como, mão livre à direita e rotatórias em pontos de estrangulamento. Verificamos que em três pontos da cidade se faz necessário onde pretendemos instalar primeiramente os semáforos: na Avenida Verbena esquina com Travessa Jasmin, outro na bifurcação da Muiraquitã com Frei Vicente; também na Travessa Jasmin e ainda na Sérgio Henn com travessa Edvaldo Leite. Isso não quer dizer que existam pontos que não necessitam de semáforos. Como você pode perceber, nossa preocupação é macro, para atender a demanda crescente da frota, hoje na ordem de 60 mil veículos, a maioria motocicletas.

Jornal O Impacto: Considerando que existem pessoas que querem trabalhar, por isso rodam como mototaxistas clandestinos. Considerando ainda que, estes causam prejuízos aos cofres públicos, pois não pagam a tributação devida para obter a licença para ofertar o referido serviço. Existe possibilidade de abrir nova licitação para ofertar mais vagas para motototaxistas?

Heloísa de Almeida: No momento não, mas não podemos descartar o assunto. O aumento da frota foi feito recentemente, mas é preciso fazer uma análise de uma outra ótica. O serviço clandestino, ao contrário do que se imagina, só prospera porque as pessoas que se utilizam desse serviço, não avaliam e até estimulam essa prática, dando preferência a quem está à margem da Lei. Da nossa parte, temos realizado em parceria com outros órgãos, mas esbarramos em uma questão crucial; não se pode aplicar multas sem flagrante. O que torna difícil uma ação mais eficaz. No momento estamos apostando em uma campanha educativa. Penso que de toda forma, mesmo havendo aumento da frota credenciada, dificilmente vamos acabar com a atividade ilegal. Os exemplos estão aí.

Jornal O Impacto: Secretária, como forma de esclarecimento gostaríamos que a senhora explicasse por que a sede da SMT mudou de endereço? Quais os fatores determinantes para a escolha do endereço atual da Secretaria?

Heloísa de Almeida: As condições de conservação do antigo endereço foi fator determinante. A atual estrutura oferece maiores condições de acomodação, tanto para os usuários quanto para o pessoal de apoio. É preciso lembrar que a antiga SMT não apenas mudou de nomenclatura, absorveu a antiga Semop (Secretaria Municipal de Organizações Portuárias, que passou a ser uma divisão), aumentou o quadro de servidores e necessidade de novos espaços.

Jornal O Impacto: Uma das promessas de campanha do deputado Alexandre Von, atual prefeito, foi asfaltar todas as vias públicas que fossem rotas de ônibus. Já foi feito estudo para identificar todas essas vias para assim iniciar o processo? Quais as vias públicas que serão asfaltadas?

Heloísa de Almeida: Precisamos entender que no momento estamos partindo para a prática. Estamos em parceria com a Seminfra e já identificamos as maiores carências do trajeto dos ônibus, notadamente na periferia. A Seminfra, apesar do inverno, já começou serviços de terraplenagem no anel viário do Santarenzinho e tem frentes de trabalho na Área Verde e Uruará. A empresa contratada foi convocada para reiniciar de imediato a conclusão do asfaltamento da Magalhães Barata, Mendonça Furtado, Presidente Vargas e Borges Leal.

Fonte: RG 15/O Impacto

16 comentários em “Dra. Heloísa: “População é responsável pelo aumento de mototaxistas clandestinos”

  • 12 de março de 2013 em 21:01
    Permalink

    Só uma curiosidade: essa senhora dez doutorado em que área?
    Desde quando ela é doutora?
    Desculpe-me pelo questionamento, mas temos essa mania de transformar portadores de cargos em comissão em \”doutores\”, colocando-os em pedestais, quando na grande maioria não estão lá por mérito (processo de seleção ou concurso público), mas sim porque conhecem ou apoiaram a candidatura de alguém.

    Resposta
    • 12 de março de 2013 em 21:03
      Permalink

      Correção: onde se lê \”… dez doutorado…\”, leia-se \”…fez doutorado…\”

      Resposta
    • 13 de março de 2013 em 08:49
      Permalink

      é isso mesmo GREGÓRIO o povo aqui tem mania de chamar de doutor só porque tem cargo comissionada. esta mulher esta no cargo errado,não vai durar muito tempo neste cargo não!

      Resposta
  • 11 de março de 2013 em 17:59
    Permalink

    Vou pedir um favor pra essa senhora. Mande os seus \”profissionais\” pintarem uma faixa contìnua na av. tapajos entre av. cuiabà e o mercadão 2000, pois o busão tão fazendo pega todos os dias nesse trecho caso contràrio vão acontecer mortes naquele local e a senhora vai pro inferno.

    Resposta
  • 11 de março de 2013 em 13:17
    Permalink

    A Secretária vai culpar também a população pela falta de fiscalização, infra-estrutura, asfalto nas ruas de Santarém, o governo é que é o verdadeiro culpadp por manter o transporte público de pessíma qualidade, ineficiente e caótico, o que se vê são carroças velhas circulando na cidade.
    Será de bom grado que ao invés de apontar culpados, busquem-se soluções que assolam a nossa Santarém.
    Rosivaldo

    Resposta
    • 11 de março de 2013 em 20:01
      Permalink

      VALEU ROSIVALDO! QUE BOM QUE APARECEU UMA PESSOA COM O MESMO PENSAMENTO QUE O MEU!
      AQUI SÓ TEM CARROÇAS! ESTA VENDO SECRETÁRIA HELOÍSA, DÊ UM PRAZO SECRETÁRIA,CASO CONTRÁRIO MANDE RECOLHER ESTAS CARROÇAS,TIRE ESTA IMUNDICE DA CIDADE.O TURISTA FICA RINDO QUANDO PASSA UMA CARROÇA (ônibus).SECRETÁRIA QUANDO CHEGAR O VERÃO COLOQUE ÔNIBUS JARDINEIRA PARA O TURISTA CONHECER MELHOR NOSSA ORLA.SECRETÁRIA A SENHORA SABE O QUE É ÔNIBUS JARDINEIRA? POSSO LHE ENSINAR TÁ!

      Resposta
  • 11 de março de 2013 em 08:49
    Permalink

    O problema é muito mais sério.. Colocar a culpa na população é disculpa e não resolve o problema. A criminalidade na cidade só está aumentando e um dos motivos é a falta de fiscalização nas ruas.. Todos os dias o noticiário anuncia crimes cometidos por motoboys clandestinos. Então porque não legalizar os que querem trabalhar direito e banir os criminosos. Porque até o momento está tudo misturado..

    Resposta
  • 10 de março de 2013 em 18:26
    Permalink

    Eu acho que esse renato não sabe do que esta sendo tratado nessa reportagem.Sefosse para continuar como o outro governo não prtecisaria mudar de secretário a questão meu amigo não é comparar governo se nos votamos para mudança então não se pode cupar o governo passado tem trabalhar sim fazer que se cumpra a lei não precisa matar ninguém recolhe as motos tira de circulação os não habilitados em fim.Lovavel a atitude dos órgãos de segurança que fizeram essas operações retirando muito mal elemento das rua .Eu mesmo fui abordado pela plolicia quando ia para o aeroporto junto com minha família e me senti mais seguro e elogiei o trabahlo deles .

    Resposta
    • 10 de março de 2013 em 19:25
      Permalink

      Hey , tu tens razão tbm sou a favor das blitz e fico satisfeito inclusive quando os agentes tanto da Ptran como Detran são muito educados comigo durante a abordagem. Eles fazem o trabalho deles e eu cumpro o meu de cidadão. Blitz nas ruas inibe os bandidos (assaltantes e traficantes principalmente)assim como aqueles irresponsaveis que não tem nem CNH ou tem mas está c/ a mesma vencida. O resto Hey, tu podes discordar a vontade de mim pq isso tbm faz parte da democracia e não faço questão de ser unanimidade pq uma coisa é certa como diz o filosofo:toda unanimidade é burra! Ok!

      Resposta
      • 11 de março de 2013 em 08:43
        Permalink

        Acho que o pessoal do Von vai se queimar em menos de 6 meses… É um conjunto de atitudes que farão melhorar o transito e sua segurança na cidade. Mais ruas Asfaltadas e com mão única,(mas… ASFALTO, não o estelionato feito pela Maria do Carmo), muitos lugares podem ser feitos rotatórias, canteiros divisores, e a PTRAN (e porque não a PM e policia Civil) agir com autoridade, muitos imbecis andam com Velocidade abusiva (na Turiano é um exemplo). Duvido algum policial aprender uma pipa com cerol.

        Resposta
  • 10 de março de 2013 em 17:08
    Permalink

    Um transito onde tem muitos q não sabe de nada sobre transito, so sabe malmente guiar pra frente, onde muita mula dirige veículo automotor até mulasemcabeça e sem habilitação dirige , e isso ha um tempão!Agora vão querer que esta Sra. faça milagre kkkkkkkkkkk ….. Vão pra….! Tem que aumentar o nº de blitz e meter multa em quem estiver ilegal , levar o veículo … uma pena os agentes de transito não poderem estar armados para mete-lhe o tiro em motorista arruaceiro , uma pena pois certamente ja teria muito valentão anarquista morto e o transito seria mais tranquilo pois ninguém ía querer levar tiros . Mas do jeito q ta ….essa Sra. que é secretária de Transito ainda vai ter q ter muito saco e trabalho pois do jeito q ela recebeu a pasta de transito da gestão passada…. so medidas repressivas pois as preventivas as mulas não respeitam mesmo!

    Resposta
  • 10 de março de 2013 em 11:46
    Permalink

    As palavras da \’irmã\’ parecem piadas. Porém de péssimo gosto e competência ZERO! Aja oração minha irmã, pra melhorar o ordenamento do Trânsito, se depender de decisões tipo a mudança de local, dizendo ter melhorado em algo. Só com muita oração!

    Resposta
  • 9 de março de 2013 em 19:08
    Permalink

    SENHORA SECRETARIA DA STM, ISSO QUE TRAFEGA NAS RUAS DE SANTARÉM É ÔNIBUS? ISSO SÃO CARROÇAS DE CARREGAR ANIMAIS.CARROÇAS SUJAS,MAL CONSERVADAS EM PÉSSIMO ESTADO EM GERAL,FUNCIONÁRIOS SEM UNIFORME DA EMPRESA EM QUE TRABALHA. QUANTO AO AUMENTO DE MOTOTAXISTA CLANDESTINO O CULPADOS SÃO VCS MESMO DA SECRETARIA SMT,CARROÇAS PARAM DE TRAFEGAR EM ALGUMAS LINHAS 20:00HS, OUTRAS PARAM AS 22:30HS, AÍ MINHA AMIGUINHA É CLARO QUE VAI AUMENTAR O NUMERO DE MOTOTAXISTA.EU AINDA NÃO SEI COMO AQUI NÃO TEM VANS RODANDO PEGANDO PASSAGEIROS.SECRETARIA DÊ UM PRAZO ATÉ TAL DIA, SENÃO TROCAR ESTAS CARROÇAS POR NOVAS, MANDE RECOLHER ESTAS CARROÇAS VELHAS TODAS SECRETARIA TEM CARROÇAS RODANDO SEM PARA CHEQUE, QUANDO UMA PORTA ABRE FECHA A OUTRA, ISSO É BRINCADEIRA OU PROGRAMA DE ÍNDIO.

    Resposta
  • 9 de março de 2013 em 16:23
    Permalink

    Brilhante a reportagem da Dra. Heloísa. Esclarecedora . OImpacto sempre que possível traz matérias de UTILIDADE PÚBLICA . Essas notícias são importantes pois mostra pra população o X das questões. A Secretária de Governo não é burra igual a uns idiotas subversivos pensam que ela é tapada!O transito em Santarém ainda tem muito o que melhorar assim como em TODO O BRASIL! O Poder Público faz sua parte, inclusive esta de INFORMAR A POPULAÇÃO LOCAL .Acredito que seria muito interessante um trabalho de divulgação na mídia local direcionada a população: Rádio, TV, Jornais, Propagandas a rodo dos riscos que uma pessoa corre ao pegar um transporte clandestino :desde o de ser ludibriado até o de ser assaltado e morto. Coisas simples mas de grande IMPACTO.

    Resposta
  • 9 de março de 2013 em 16:10
    Permalink

    Com ajuda de nosso Deus, a irma vai fazer um otimo trabalho.

    Resposta
  • 9 de março de 2013 em 09:52
    Permalink

    Nunca li tanta besteira,dizer que esse novo prédio é melhor que o outro que já estava todo montado é brincadeira a resposta para isso secretária é a mesma coisa do governo Lira Maia é ajudar a família do secretário Mathias jr ,lembram do FUNDEF? E dizer que o povo é culpado das clandestina é mesma coisa que dizer que ela é incompetente,pois com a lei e agentes na mão não faz nada porque?Peça ajuda a engenheiros de trafego de Campinas São Paulo e vai ver como se trabalha estou ajudando porque quero uma cidade melhor .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *