Hospital Regional de Santarém sedia “I Jornada de Residentes do Baixo Amazonas”

Integrantes da Jornada de Residentes
Integrantes da Jornada de Residentes

No período de 04 a 08 de março, nas dependências do Hospital Regional de Santarém, administrado pela Pró-Saúde, aconteceu a “I Jornada de Residentes do Baixo Amazonas” que envolve os profissionais da Residência Multiprofissional e Residência Médica. O objetivo da Jornada foi repassar aos residentes as normas, rotinas e o processo de funcionamento do HRBA. Também foi feito um detalhamento sobre a especialidade escolhida por cada residente. Alunos das Instituições de Ensino Superior – IES parceiras do HRBA puderam participar do evento e conhecer as características de toda a estrutura hospitalar, que será seu futuro campo prático.

Para o Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional, Prof. Me. Fernando Luiz Gouvêa, a iniciativa do HRBA em buscar a certificação como Hospital de Ensino e Pesquisa é muito enriquecedora para a Sociedade da região. “Buscar desafios e superá-los é sempre louvável. A certificação do HRBA como Hospital de Ensino é a nossa meta. E transformar esse hospital, que já é referência na assistência de alta e média complexidade em um Hospital de Ensino e Pesquisa, é importante para os futuros profissionais de saúde e para a comunidade, que será a maior beneficiada”, finaliza Prof. Luiz.

A I Jornada foi encerrada na sexta-feira, 8, com uma palestra do Comitê de Ética de Enfermagem, visita aos do Hospital e apresentação do Regimento e Normativa da Residência Multiprofissional.

Aula Inaugural: Aconteceu no último dia 2, no auditório da Universidade do Estado do Pará – UEPA, a Aula Inaugural da Residência Médica e da Residência Multiprofissional. O evento contou com a participação dos médicos Dr. Fábio Tozzi, Dr. Marcos Fortes, Dr. Emmanuel Silva, Dr. Emanuel Espósito, representante da SESPA , Silvana Lopes e Idelso Leal, representante do INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Coordenadora da Residência Multidisciplinar, Silvania Yokiko Takanashi, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi e a Coordenadora da UEPA – Campus Santarém, Profa. Rosineide da Silva Bentes.

Este ano a Residência Médica contará com cursos nas especialidades de  Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Medicina da Família e Comunidade, além dos novos cursos de Clínica Médica e Cancerologia Clínica. Já a Residência Multiprofissional em Saúde contará com profissionais de Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social.

Para o Coordenador da Residência Médica, Dr. Fábio Tozzi, a importância da parceria firmada entre a Pró-Saúde, HRBA e a UEPA é um passo fundamental para  a interiorização da medicina. “Sempre digo que uma Universidade ligada a um hospital de referência como o HRBA e o Hospital Municipal de Santarém é valido para ambas as partes. As instituições de assistência secundária e terciária tem uma ligação carregada de significado científico e que culmina com um melhor atendimento à população”, disse Tozzi.

A Coordenadora da Residência Multiprofissional, Silvania Takanashi, enfatiza o grande valor que se tem em oferecer residência aos profissionais médicos, onde a residência vem suprir essa necessidade de colocar em prática o que se foi aprendido na sala de aula. “Foi de grande valia essa parceria firmada entre instituições de ensino e o Hospital Regional de Santarém, pois casamos o interesse da academia na formação dos nossos egressos no HRBA, com isso estaremos formando profissionais mais qualificados para nossa região”, explicou a Coordenadora.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a Aula Inaugural e a “I Jornada de Residentes do Baixo Amazonas”, são passos importantes do projeto para transformar o Hospital Regional de Santarém em um Hospital de Ensino e Pesquisa. “Sem dúvida estamos vivendo um momento histórico para nossa região. Estou muito feliz com os avanços alcançados. Além da interiorização da assistência de alta complexidade, o Governo do Estado, através da SESPA, vem trabalhando fortemente para superarmos um grande desafio que é a falta de profissionais de saúde em número suficiente para atender à demanda existente. A parceria entre a Pró-Saúde, HRBA e UEPA está viabilizando isso. Em breve a população de toda nossa região poderá contar com profissionais altamente qualificados e formados nas dependências do nosso hospital. Além disso, o HRBA coloca Santarém em destaque nacional como uma referência na assistência de alta complexidade e, a partir de agora, no ensino e pesquisa”, conclui Hebert.

 Hospital Regional de Santarém promove dois dias especiais de homenagens à Mulher

Nos dias 7 e 8 de março, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, realizou em suas dependências uma vasta programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A ação iniciada na quinta-feira, 7, teve como objetivo trabalhar a auto-estima e beleza feminina, estimular os cuidados com a saúde e proporcionar uma melhor qualidade de vida, através da realização de exames, palestras e atendimentos estéticos. Entre as palestras proferidas as profissionais e usuárias do HRBA, tiveram destaque a de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, ministrado pela Drª Marília Godinho, Auto-estima da Mulher, sobre a responsabilidade da psicóloga Jackeline Matos, a Violência Doméstica, ministrada pela delegada Andreza Alves e a de Cuidados com a Mama, de responsabilidade da Drª Cristiane Aguiar.

De acordo com a Enfermeira Paloma Contente, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), este ano uma das inovações nas homenagens feitas pelo HRBA foi a abertura dos serviços a todas as usuárias do hospital. “Desde ontem nós começamos a programação e este ano foi diferente porque nós envolvemos também as usuárias, antes as atividades eram destinadas exclusivamente a nossas profissionais”, declarou a enfermeira após anunciar que no primeiro andar a programação acontecia com corte de cabelo, massagem, limpeza de pele e maquiagem para todas as profissionais do HRBA.

No ambulatório do HRBA a programação atendeu as usuárias, que além de palestras sobre a repercussão do álcool na vida da mulher e a abordagem social da violência contra a mulher também participaram de sorteio de brindes e massagem relaxante. “A todo um roteiro de palestras voltado para a motivação e conscientização da mulher. Nossa expectativa é envolver o máximo possível de pessoas e a Rádio HRBA está divulgando a programação para chamar as nossas colaboradoras para participar”, enfatizou Paloma Contente.

Na palestra sobre a violência doméstica a Delegada Andreza Alves falou sobre o comportamento das mulheres que não se intimidam e denunciam seus agressores. Um fator que comprova esta mudança de comportamento é o elevado índice de denúncias de agressão física e moral, onde na maioria dos casos o agressor é o próprio companheiro ou alguém de confiança das mulheres. “Já tivemos mais de 100 inquéritos este ano. Hoje as mulheres não ficam sofrendo caladas, elas procuram o Propaz e fazem a denúncia”, disse a delegada após citar que a não dependência financeira é um importante fator que contribui no combate a impunidade.

No período da tarde, a médica mastologista Cristiane Aguiar falou sobre os cuidados com a mama e a importância de detectar nódulos (pequenos caroços) no seio com antecedência. Segundo ela, o câncer de mama vem aumentando não apenas na população da nossa região. Mas, em toda a população mundial. É o segundo câncer mais presente nas mulheres, perdendo só para o câncer de pele. Hoje a recomendação é que a mamografia seja feita a partir dos 35 anos”, disse a médica que fechou o ciclo de palestras da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, as homenagens são um merecido reconhecimento pela importância da mulher no HRBA. “Nada mais justo do que termos dois dias inteiros de homenagens as nossas mulheres. A cada dia, a mulher mostra o seu valor, sua competência e ganha espaço profissional. O HRBA é prova disso. Hoje, em nosso hospital, as mulheres são maioria nos cargos de liderança e a exercem com maestria. Tenho a certeza que esse é um dos motivos do nosso sucesso! A mulher conduz o seu dia-a-dia com a força, a beleza, a serenidade e a sensibilidade feminina. Parabéns a todas mulheres que fazem do HRBA um hospital mais belo e melhor a cada dia”, conclui Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA      

4 comentários em “Hospital Regional de Santarém sedia “I Jornada de Residentes do Baixo Amazonas”

  • 13 de março de 2013 em 09:50
    Permalink

    Maravilha. Parabéns ao HRBA por mais essa conquista.
    E que venham outras…

    Resposta
  • 12 de março de 2013 em 11:53
    Permalink

    Parabéns ao hospital regional pelo grande avanço, pelo sucesso e pelas conquistas.´

    Resposta
  • 12 de março de 2013 em 08:57
    Permalink

    Estou muito feliz com o desenvolvimento da Residência no Hospital regional. É um enorme avanço pra nossa região.
    Também quero parabenizar a toda equipe pela bela homenagem às mulheres. Realmente, nós merecemos!!

    Resposta
  • 11 de março de 2013 em 20:11
    Permalink

    A residência médica é um grande sonho alcançado para nossa cidade. Algum tempo atrás isso era algo impossível de ser concretizado.
    Essa conquista só pode ser obtida graças a competente equipe do HRBA. Parabéns a todos do Hospital Regional pelo brilhante trabalho realizado. Vocês são um orgulho para nossa cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *