Santarém contra a dengue: Equipes já estão nas ruas

Voluntários foram treinados e estão visitando as residências de Santarém
Voluntários foram treinados e estão visitando as residências de Santarém

A campanha Santarém contra a Dengue já está nas ruas. Nesta segunda-feira, 11, equipes formadas por voluntários – estudantes universitários, membros de entidades comunitárias e agentes de endemias – começaram a traçar o planejamento para combater o mosquito transmissor da doença. O prefeito Alexandre e os integrantes do Comitê Gestor participaram do lançamento oficial da Campanha no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). Nesta semana, o objetivo é visitar os domicílios e terrenos baldios dos polos 4 – Aparecida, Esperança e Jardim Santarém – e 5 – Aeroporto Velho, Diamantino e Interventoria. O objetivo é que em 4 semanas todos os oito polos sejam visitados.

O prefeito Alexandre Von destacou a mobilização dos voluntários que encamparam a ideia da campanha, dispondo-se a caminhar e informar aos cidadãos sobre medidas preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue – Aedes aegypti. Von agradeceu, também, o envolvimento das instituições de educação, saúde, segurança pública, associações de bairros e conselhos comunitários.

O coordenador do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Darlison Maia, explica que as equipes formadas receberam treinamento na última sexta-feira, 08, para que os voluntários estejam aptos a fazer o trabalho de abordagem nas residências.

“Esse é um trabalho de informação e conscientização. Estaremos, também, com auxílio de carros volantes e os carros da SEMINFRA que farão a retirada dos entulhos em frentes as residências e em terrenos baldios”, observa Darlison.Finalizado o trabalho nos polos 4 e 5, a coordenação da campanha divulgará os próximos bairros que serão visitados.

CREDCIDADÃO LIBERA QUASE R$ 300 MIL A PEQUENOS EMPREENDEDORES

Secretário Valdir Mathias Junior entrega carta a um empreendedor
Secretário Valdir Mathias Junior entrega carta a um empreendedor

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), realizou nesta segunda-feira, 11, a entrega do microcrédito solidário – CredCidadão do Governo do Estado do Pará – a pequenos e micro empreendedores de diferentes segmentos. A liberação do crédito teve a participação do titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., o prefeito Alexandre Von e outras autoridades presentes. O valor do montante é de R$ 296.036,90.

A política de microcrédito visa fomentar recursos para pequenos empreendimentos e melhorar a qualidade de vida de quem investe. Os juros são de 0,5% a 1% ao mês para consolidação dos setores formal e informal, pessoas físicas e jurídicas de Santarém. Foram beneficiados 69 empreendedores cadastrados a instituições sociais: Sindicato dos Mototaxistas de Santarém, Centro Comunitário do bairro Urumari, Associação de Moradores do bairro Jutaí, Conselho Comunitário do bairro Diamantino e Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter do Chão.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., reiterou que o recurso fomenta os negócios e dá dignidade ao empreendedor. “Quando você faz um investimento, você colhe frutos. Você vive dignamente, podendo pagar suas contas, manter sua família, enfim. O crédito beneficia quem acredita no trabalho. O programa está a disposição e representa na prática a promoção dos micro e pequenos empreendedores  que com os incentivos do governo produzem e geram mais emprego e renda na nossa região”, pondera Matias, que alertou sobre a importância de quitar os empréstimos para, posteriormente, o empreendedor possa adquiri-lo novamente.

Um bom exemplo de como o CredCidadão impulsiona a economia é o do microempreendedor Jonas Branches, que recebeu nesta segunda-feira o 4º financiamento. Segundo ele, os recursos recebidos alavancaram seu negócio na área da alfaiataria que ele dirige com sua esposa.

O prefeito Alexandre Von reafirmou o compromisso do Município em gerar emprego e renda e fomentar o empreendedorismo. Segundo Von este é um dos papeis fundamentais do recém-criado Instituto de Desenvolvimento Sustentável. O prefeito procedeu a entrega do crédito a representantes da categoria de mototaxistas. A próxima liberação está prevista para o mês de maio. 

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *