Avião cai e deixa 10 mortos em Monte Dourado

Avião ficou completamente destruído
Avião ficou completamente destruído

Um avião bimotor, modelo carajá PT-VAQ que caiu por volta de 20h30 de terça-feira (12), foi encontrado destruído a 5 quilômetros da cabeceira da pista do Aeroporto do distrito de Monte Dourado, localizado no município de Almeirim, Oeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (13). Não houve sobreviventes.

O bimotor da Companhia de Táxi Aéreo Fretax que saiu de Belém por volta de 19h, transportava 10 pessoas, nove eram trabalhadores da Companhia de engenharia responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antonio e seguiriam para Laranjal do Jari, Município localizado no sul do estado do Amapá. Os corpos do piloto e dos nove trabalhadores foram encontrados totalmente carbonizados.

Corpos das vítimas ficaram carbonizados no meio dos destroços do avião

Corpos das vítimas ficaram carbonizados no meio dos destroços do avião
Corpos das vítimas ficaram carbonizados no meio dos destroços do avião

Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) I de Belém foi deslocada para o local para dar início às investigações sobre as causas do acidente. Segundo a Aeronáutica em Brasília, não há ainda um prazo para concluir as investigações.
Em nota, a companhia Fretax informou que lamenta o ocorrido: “no momento, a empresa está prestando total assistência aos envolvidos no sinistro, bem como tomará todas as providências junto aos seus familiares, que receberão todo suporte e informações necessárias. A aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos”. explicou.

IML receberá corpos de vítimas de acidente aéreo: Uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, composta por dois peritos criminais e quatro auxiliares de remoção, seguiu na manhã desta quarta-feira (13), para o local onde o avião bimotor, modelo 821 – Carajás, prefixo PT-VAQ, caiu na noite de ontem (12), por volta das 20h30, a cerca de 10 quilômetros do aeroporto de Monte Dourado, distrito de Almeirim.

Dez vítimas fatais foram confirmadas, sendo um tripulante e nove passageiros. Os corpos estão sendo removidos ao Instituto Médico Legal (IML) em Belém, para identificação por meio de exame de DNA.

O bimotor caiu próximo ao Aeroporto de Monte Dourado
O bimotor caiu próximo ao Aeroporto de Monte Dourado

O avião desapareceu dos radares por volta das 20h30, após decolar da localidade Jarí, no estado do Amapá. Os passageiros eram operários que trabalhavam na construção de uma barragem na região da Hidrelétrica Santo Antônio do Jari. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) encontrou os destroços do bimotor na mata e ainda não tem informações sobre os motivos da queda.

A empresa Fretax Aéreo informou, por meio de nota, que está prestando total assistência para deslocamento e reconhecimento dos corpos, bem como às famílias das vítimas, que receberão todo suporte e esclarecimentos necessários.

Fonte: RG 15/|O Impacto, com fotos de Sérgio Abreu

6 comentários em “Avião cai e deixa 10 mortos em Monte Dourado

  • 3 de fevereiro de 2016 em 17:39
    Permalink

    tem como abastecer aeronaves no aeroporto de monte dourado

    Resposta
  • 16 de março de 2013 em 23:47
    Permalink

    Morei no jari 14 anos e viajei tantas veses neste pequenos aviões, passei por tantos susto. So estou muito triste por todos os familiares, que Deus de o acalento a estes familias, é lamentavel.

    Resposta
  • 16 de março de 2013 em 23:42
    Permalink

    Eu só estou orando pelas familias destes que partiraõ eles já dormem e não mais sofrem. Quando min lembro que fiquei 14 anos viajando tantas veses por semanas meses e anos nestes pequenos aviões, era por ter que trabalhar e ate que ir cuidoar de miha saude em Belem , Macapa, Santarem e Manaus, passei por mutos susto.Mas eles infelismente não sobreviverão, que Deus ajude a todos que vão viajar nesta região ,estou muito triste.

    Resposta
  • 15 de março de 2013 em 16:48
    Permalink

    que tristeza meu deus eram todos trabalhadores lamento muito que deus conforte os familiares e amigos!

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 10:14
    Permalink

    Nossa que triste noticias. fiquei chocada pela perda desses trabalhadores q deixaram sua familia em sua cidades p vim batalhar e derepente acontece essa tragédia, que Deus possa conforta seus familiares e amigos…

    Resposta
  • 13 de março de 2013 em 21:04
    Permalink

    Embora Monte Dourado pertença (politicamente) a Almerim ,fica a 150 km de lá, e foi em Monte Dourado que o avião caiu.
    Morei na região por 9 anos e o rio Jari divide 2 estados Para e Amapa´, a região do Jari engloba uma parte do Para e outra do Amapa, dividindi as cidades de Monte Dourado(PA) e Laranjal do Jari(AP).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *