Hospital Regional preparado para Habilitação em Transplante de Órgãos e Tecidos

Médico Erik Jennings, diretor técnico do HRBA, realizou procedimentos administrativos
Médico Erik Jennings, diretor técnico do HRBA, realizou procedimentos administrativos

No último dia 7 de março, quinta-feira, o Diretor Técnico do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Dr. Erik Jennings, realizou os procedimentos administrativos que possibilitarão um marco na história da Saúde Pública da Região Oeste do Pará, o Transplante de Órgãos e Tecidos. Em 2012, o HRBA conseguiu realizar em Santarém quatro captações de órgãos, que contribuiu para que diversos pacientes que aguardavam na lista de espera por um transplante pudesse realizá-lo. A habilitação e o credenciamento do HRBA junto ao Ministério da Saúde avança mais uma etapa importante para que o procedimento seja iniciado em Santarém e os pacientes de nossa região sejam beneficiados.

O credenciamento para a realização do procedimento no HRBA foi feito junto a Secretaria de Estado de Saúde Pública e, segundo o Diretor Técnico, em um prazo de  30 dias a liberação poderá ser concedida. “Foi feito o procedimento administrativo para o credenciamento do Hospital Regional como um hospital transplantador. A documentação está totalmente regularizada e já foi encaminhada ao Ministério da Saúde, que acionará o Sistema Nacional de Transplante e em até 30 dias fará a vistoria”, falou Dr. Erik Jennings.

Além do credenciamento para a realização dos transplantes em Santarém, o Diretor Técnico também falou sobre a participação do HRBA na criação de politicas públicas para transplantes em nosso Estado. “Nós participamos da formação de um comitê que vai elaborar a política estadual de transplantes. Essa política será elaborada através de reuniões e oficinas, discussões onde foram formados três grupos e somos a única cidade fora da capital que vai possuir representantes em todas as comissões para construir essa política estadual de transplante”, afirmou Dr. Erik ao citar os grupos de elaboração, notificação e captação de doação de órgão e tecidos.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a habilitação transformará o Hospital Regional de Santarém num centro de referência em transplantes no Pará. “Estamos vivendo um momento muito especial para a Saúde de Alta Complexidade em nossa região. O HRBA já é uma referência em Saúde no Pará e caminha a passos largos para ser também uma referência brasileira de  assistência resolutiva, segura e de qualidade. A habilitação e o credenciamento junto ao Ministério da Saúde é fundamental para que iniciemos a realização dos transplantes em nossa região. Iniciaremos pelos transplantes de rins, pois temos muitos pacientes renais crônicos que aguardam em uma lista de espera. O transplante representa a possiblidade deles terem uma melhor qualidade de vida. Parabéns ao Dr. Erik e toda nossa equipe pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido. Sem dúvida alguma, a maior beneficiada é a nossa população”, conclui Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

 

6 comentários em “Hospital Regional preparado para Habilitação em Transplante de Órgãos e Tecidos

  • 16 de março de 2013 em 12:33
    Permalink

    Muito Boa noticia mesmo e concordo com o comentario da sra. nybia silveira, ela foi certeira e direto ao ponto do que dr. Erik representa para nossa cidade na questão da saúde. meus parabéns Dr. Erik!!!!!

    Resposta
  • 15 de março de 2013 em 19:11
    Permalink

    Parabens Dr. Erik e sua equipe , quem ganha com isso somos nós Santarenos . Precisamos de mais santarenos competentes como o Erik para fazer e dar orgulho a nossa terra.

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 17:06
    Permalink

    …Puxa que notícia maravilhosa! Realmente é um momento muito especial vistoa que em meio ha tantas outras que nos causam horror e desânimo ( digo em relação a violência que dia após dia toma conta de STM.) Só temos a agradecer como cidadãos Santarenos e das adjacencias também por esse COMPROMETIMENTO e DEDICAÇÃO até mesmo na área administrativa, pois até nesta área você faz toda a diferença é a real atitude de lutar por dias melhores para sempre, salvando vidas. Obrigada por ser: esse visionário, por ser HUMANO que podemos chamar de humano em todos os aspectos e ainda por \”HABILITAR\” a possibilidade de muitas pessoas escreverem uma nova história e habilitados a voltarem a sorrir diante de um esperançoso recomeço em suas vida.
    Parabéns!

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 14:53
    Permalink

    Ao meu ver Santarém tem 2 momentos históricos importantíssimos:
    1º o ANTES DO HOSPITAL REGIONAL DAQUI e, ;
    2º o DEPOIS DO \” \” .

    Lembro que este Hospital Regional foi tão boicotado durante o governo da Ana Júlia Carepa so pq foi construído pelo PSDB. Agora está esta sendo administrado como o POVO MERECE: com toda boa vontade e COMPETÊNCIA.

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 13:15
    Permalink

    Parabéns a Dr. Erik e a todos do Hospital regional pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da nossa região.
    Estou muito feliz com os avanços do HRBA.

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 09:46
    Permalink

    Que notícia maravilhosa. Parabéns ao HRBA pelo trabalho desenvolvido.
    É motivo de muito orgulho termos um hospital como esse em nossa cidade. Nossa saúde precisa disso e nossa população merece.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *