Ajufe diz que Barbosa namora advogada e não pode generalizar sobre conduta de juízes

Joaquim Barbosa e namorada
Joaquim Barbosa e namorada

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) rebateu as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que denunciou haver um “conluio” entre juízes e advogados, em sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para o presidente da Ajufe, Nino Oliveira Toldo, Joaquim exagerou na afirmação e fez uma generalização a partir de um único caso.

— A imprensa divulgou que o ministro tem uma namorada advogada. Como é que fica isso? — questiona Nino.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, disse que até “amantes” precisam ser punidas em casos de “relações promíscuas” entre juízes e advogados.

— A ouvidoria da OAB está à disposição do ministro Joaquim Barbosa e de quem quer que seja para denunciar casos de lobby envolvendo advogados. A Ordem é contra qualquer tipo de relações promíscuas e tem seu Código Ético Disciplinar para ser aplicado nesses caso, não importa quem seja: advogados, filhos de advogados, parentes e até amantes — afirma o presidente da OAB, numa resposta encaminhada por sua assessoria de imprensa.

A Secretaria de Comunicação Social do STF disse que Joaquim não comentaria as declarações com referência à sua namorada. O presidente da Ajufe deu outro exemplo que, segundo ele, mostra a generalização da crítica de “conluio” entre juízes e advogados:

— Eu sou casado com uma advogada. Agora eu tenho de me separar da minha mulher?

Para Nino, juiz federal em São Paulo, a generalização é um “equívoco” e uma “injustiça”.

— Os juízes se formam em faculdades de Direito e ali fazem amizade para a vida toda. Outra coisa: mandar jornalista chafurdar no lixo também não é um exagero? — questiona o juiz, em referência ao episódio em que Joaquim se irritou com um repórter do jornal “O Estado de S. Paulo” e o mandou “chafurdar no lixo”. No mesmo dia, o ministro se desculpou pelo episódio.

Entidades representativas dos magistrados estão em rota de colisão com o presidente do STF. A Ajufe, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgaram uma nota conjunta, no último dia 2, para rebater uma outra crítica de Joaquim. Em entrevista a veículos estrangeiros, o ministro disse que os juízes brasileiros têm mentalidade “pró-impunidade”. “Causa perplexidade aos juízes brasileiros a forma preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa com que o ministro enxerga os membros do Poder Judiciário brasileiro”, rebateu a nota.

A criação de quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs) também coloca Joaquim em rota de colisão com os juízes federais. O presidente do STF critica a proposta e aponta “inchaço” no Judiciário. Os magistrados encampam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 544, de 2002, aprovada no Senado e em primeiro turno na Câmara. Pela proposta, seriam criados quatro tribunais, com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus.

– Afirmar que a Justiça Federal está inchada é desconhecer a Justiça Federal. Os novos tribunais são necessários para eliminar o congestionamento de processos – diz o presidente da Ajufe.

Fonte: O Globo

 

4 comentários em “Ajufe diz que Barbosa namora advogada e não pode generalizar sobre conduta de juízes

  • 8 de abril de 2013 em 23:59
    Permalink

    \”são só representantes de uma classe, só\” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ali só tem lugar para 11

    Resposta
  • 21 de março de 2013 em 10:07
    Permalink

    Leitores de OImpacto , sejam críticos, analisem qualquer notícia com olhar crítico ou seja, tente ver o que está nas entrelinhas , o que tem por trás de quqlaquer matéria, seja ela qual for: por exemplo : POR QUE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA , UM NEGRO QUE É A AUTORIDADE MÁXIMA DO PODER JUDICIÁRIO NO BRASIL , POR QUE ELE É ODIADO PELA CÚPULA DO PT BRASILEIRO (do qual a Presidenta Dilma faz parte)? Resposta= o CASO MENSALÃO DO PT QUE É DA MEGA QUADRILHA DA POLÍTICA BRASILEIRA, se dependesse desse Ministro , se dependesse so dele , todos membros da quadrilha estariam PRESOS , CUMPRINDO CADEIA. O José Dirceu está condenado ! Então, eleitores de OImpacto, vcs tentem imaginar o que esse grupo faz pra desmoralizar o Minsistro Joaquim Barbosa, HOMEM CORAJOSO INTELIGENTE E HONESTO!
    O Brasil é o país do carnaval e da pizza , quando aperece uma autoridade do quilate desse Ministro, é um tsumame na vida dos criminosos do Colarinho Branco!
    Juiz , Promotor de Justiça, Delegado de Polícia, Procurador da República etc autoridade pública no geral, ao meu ver , só é CORAJOSO HONESTO DE VERDADE QUANDO COLOCA MEGA EMPRESÁRIO PILANTRA NA CADEIA, QUANDO DENUNCIA PROCESSA E CONDENA POLÍTICO PODEROSO , QUANDO COLOCA ATRÁS DAS GRADES TRAFICANTE DO NIVEL DO FERNANDINHO BEIRA-MAR , QUANDO COLOCA ATRÁS DAS GRADES OS CHEFÕES DO JOGO-DO-BICHO (atividade que so serve pra lavar dinheiro), QUANDO COLOCA ATRA´S DAS GRADES DELEGADO DE POLÍCIA OU UM JUIZ CORRUPTO …
    Então, autoridade pública que so sabe perseguir e prender ladrão de bicicleta é autoridade sim mas …como qualquer uma, simples, frouxa, fajuta!
    O Ministro Joaquim Barbosa tem defeitos como qualquer pessoa, mas AS QUALIDADES DELE COMPENSAM E MUITO!
    TOMARA QUE ELE ENTRE PRA POLÍTICA E SE CANDIDATE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ele não ía fazer milagre mas GARANTO QUE ÍA DEIXAR MUITOS PODEROSOS COM O RABO NA MÃO!

    Resposta
  • 20 de março de 2013 em 19:01
    Permalink

    O ministro Joaquim Barbosa , falou o que \”todo mundo\” quer e tem vontade de falar e não tem corajem com medo da opinião dos Juizes . Ele fala por que certamente não tem rabo preso . O ministro JB é o cara .Aqui no nosso país é assim, se tentar fazer o que é certo mas incomoda alguem , em vez concertar arrumam defeito em quem denunciou.

    Resposta
  • 20 de março de 2013 em 08:46
    Permalink

    CONCORDO COM A TESE DO MINISTRO JB.
    _ REALMENTE A MAIORIA DOS NOSSOS JUÍZES, TEM VISTA GROSSA MESMO, QUANDO ELE DIS QUE OS JUÍZES SÃO PRÓ-IMPUNE É COM RAZÃO!
    AGORA ENQUANTO A QUESSTÃO DA SUA NAMORADA, NÃO ESCOLHEMOS A PESSOA PARA A NOSSA FELICIDADE! TEM HOMEM QUE GOSTA DE OUTRO HOMEM E MULHER QUE GOSTA DE OUTRA MULHER, E UM MINISTRO NÃO PODE GOSTAR DE UMA ADVOGADA?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *