Blitz divulga festa anual das árvores e Dia Mundial da Água

Sema promove blitz na orla de Santarém, na noite desta quarta-feira
Sema promove blitz na orla de Santarém, na noite desta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove a blitz educativa para divulgação da Festa Anual das Árvores e Dia Mundial da Água, com o tema: Homem, Água e Floresta. A blitz será realizada na orla de Santarém (em frente ao Terminal Fluvial Turístico), a partir das 20h. De 21 a 23, a SEMMA promove uma série de atividades: palestras, oficinas e discussões voltadas à preservação ambiental, sustentabilidade, e uso racional de recursos naturais.

Toda a sociedade é convidada a participar do evento. As ações serão desenvolvidas na escola do Parque e no IESPES. No último dia, sábado, 23, será desenvolvida uma caminha e plantio de mudas com saída da Paróquia de São Francisco de Assis até o igarapé do Irurá. No percurso será realizada coleta de lixo no entorno dos igarapés no Eixo Forte e canoagem no rio Tapajós.

A Festa Anual das Árvores e ao Dia Mundial da Água são promovidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com outras Secretarias Municipais, Instituições de Ensino Superior, órgãos de proteção, conservação e educação ambiental e sociedade civil organizada.

Sobre a Festa Anual das Árvores: A Festa Anual das Árvores é comemorada em períodos diferentes. No Norte e Nordeste, na última semana de março. No restante do Brasil, em setembro. O principal motivo para essa distinção é que aqui, o período mais propício para o plantio é o chuvoso, no caso do Pará, de janeiro a junho. A mais tradicional forma de comemorar a data é plantando árvores. Por isso, a irrigação é fundamental.

O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece, em seu artigo terceiro: “em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, comemorar a data em 21 de setembro nas demais regiões e na última semana de março nas regiões do Norte e do Nordeste”.

PREFEITURA E UEPA DISCUTEM PARCERIA

A prefeita em exercício de Santarém, Maria José Maia, e a coordenação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Campus Santarém, reuniram-se na terça-feira, 19, para discutir um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura – através das Secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer – e a Universidade – através dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Música. Participaram da reunião os secretários Nato Aguiar (Cultura), Erasmo Maia (Juventude, Esporte e Lazer) e o assessor da região de rios, professor João Magalhães (representando a SEMED).

Entre os pontos discutidos estão o asfaltamento dos dois quarteirões no entorno da UEPA, cedência de servidores do Município e linha de ônibus para a rota da Universidade.

SEMINFRA TRABALHA PARA RECUPERAR PONTOS CRÍTICOS

Equipes da SEMINFRA realizaram serviço emergencial na Avenida Dom Frederico Costa, esquina com a Elinaldo Barbosa, atendendo à reivindicação dos moradores da área. O secretário Edilson Pimentel informou que a SEMINFRA vem trabalhando em pontos críticos, principalmente por conta do período chuvoso, para amenizar a situação das vias que não receberam manutenção. Segundo Pimentel, o serviço realizado na Dom Frederico foi à base de asfalto associado à técnica de empedramento.

SEMJEL E SEMC FORMAM GRUPO DE TRABALHO

Visando a realização de ações integradas de esporte, lazer e cultura, a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer – SEMJEL – e a Secretaria Municipal de Cultura – SEMC formaram um grupo de trabalho para elaboração de projetos para eventos como: Verão Vivo, Festival Folclórico e Festival de Fanfarras. De acordo com o chefe da Divisão de Lazer da SEMJEL, Ney Bendelack, na primeira semana de abril, o grupo de trabalho reunirá para apresentação dos projetos e discussão das ações propostas.

O primeiro evento realizado em conjunto pelas duas Secretarias é o Verão Vivo, durante o período das férias de julho. O projeto terá quatro etapas nas principais praias da cidade: Alter do Chão, Ponta de Pedras e Maracanã. O encerramento será na orla da cidade com atividades esportivas, lazer e programação cultural. 

SEMTUR OFERECE CURSOS GRATUITOS

Santarém foi contemplada com o Projeto Qualificação Profissional Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo-PEQTur do Pará. O Programa tem como objetivo desenvolver ações de qualificação profissional capazes de possibilitar melhorias no setor turístico no Pará, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local.

Quatorze cursos estão disponíveis. A meta é capacitar 285 agentes que atuam no setor turístico. Os cursos ajudarão a aprimorar a qualidade na prestação de serviços em vários segmentos turísticos de Santarém. As inscrições serão feitas no setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo-SEMTUR (Av. Rui Barbosa, com Inácio Corrêa), de 08h às 14h.  Serão ofertados os seguintes cursos:

– Condutor de Turismo;

– Gestão para Pequenos Negócios Turísticos;

– Garçom; Camareira, Cozinha Regional;

– Elaboração de Projetos e Capitação de Recursos;

– Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos;

– Inglês Instrumental para o Turismo;

– Guia de Pesca Esportiva;

– Recepcionista de Eventos;

– Etiqueta, Cerimonial e Protocolo;

– Auxiliar de Serviços de Hospedagem;

– Inglês Básico aplicado para os serviços Turísticos;

– Cozinheiro de Restaurante.

Informações:

Setor de Comunicação e Marketing da SEMTUR

Reinaldo – 9112-0020

Tadeu Pinho – 9182-9124

 

ARTESÃOS SANTARENOS SÃO HOMENAGEADOS

Na terça-feira, 19, a Secretaria Municipal Cultura (Semc), em parceria com Câmara de Vereadores ofereceram um café da manhã regional em homenagem ao Dia do Artesão.  Para secretário de cultura, Nato Aguiar, o encontro foi uma oportunidade para integrar os artistas do artesanato santareno.  De acordo com Nato, a proposta do governo é envolver maior número de profissionais, abrindo espaço para os trabalhos e mostrar que Santarém é um centro irradiador de cultura.

O representante da categoria, Elias Pinto, agradeceu a homenagem e o empenho em estimular o trabalho de todos. Participaram do café 46 artesãos. A abertura oficial da Semana do Artesanato será na quinta-feira, 21, no Centro Cultural João Fona, às 19h. As exposições e apresentações artístico-culturais iniciam nessa data e prosseguem até o domingo, 24, na Praça São Sebastião. Na terça-feira (26) uma oficina pedagógica será realizada  no Theatro Victória.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Blitz divulga festa anual das árvores e Dia Mundial da Água

  • 20 de março de 2013 em 11:59
    Permalink

    Enquanto isso, nessa mesma orla onde se faz uma blitz sobre o dia mundial da água, várias bocas de esgoto desaguam no rio tapajós…qta demagogia dessa SEMA e dos munícipes q não fazem nada. Aqui em casa mes passado instalei uma foça ambiental para sumir com água dos chuveiros e pias já que a prefeitura nada faz pelo saneamento básico (construção de rede de esgoto e tratamento) eu faço a minha!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *