Utilização do mercado municipal divide opiniões em Alenquer

A obra do mercado municipal vai ser inaugurada com muita especulação sobre sua utilização
A obra do mercado municipal vai ser inaugurada com muita especulação sobre sua utilização

Estando o mercado municipal de Alenquer em fase de conclusão e prestes a reinauguração, vem causando grandes controvérsias junto à comunidade alenquerense. O motivo é a continuação e comercialização de carne em box.

O referido patrimônio histórico cultural, localizado a Trav. Arnaldo Moraes, esquina com a Rua Benedito Monteiro, foi inaugurada com grande festa no dia 13 de junho de 1924, sob a administração do então prefeito Dr. Arnaldo Pereira de Moraes.

Desta forma, o mesmo foi erguido à margem do rio Surubiú. Mostrou na época a exuberância de um prédio aos moldes das construções coloniais. Portanto, transcendendo o tempo o referido prédio foi perdendo algumas de suas características e/ou arquitetura barroca, com as reformas que sofreu.

A primeira foi no ano de 1975, pelo então prefeito João Ferreira; a segunda em 1981, por Edson Macedo; a terceira em 1990, pelo gestor Claudir Gantuss e a quarta em 1998, por João Piloto. Finalmente a quinta iniciada em 2012, novamente pelo prefeito João Piloto e concluída pela atual gestão de Flávio Marreiro.

Destarte, os conterrâneos que residem nos grandes centros, e no município de Alenquer, se frustraram. A esperança destes seria de que o referido patrimônio histórico fosse utilizado para guardar as inúmeras peças de cunho cultural existente na princesa do Surubiú. Isto, porque o prédio onde funciona o museu cultural do município de Alenquer pertence à família Siqueira.

Neste contexto, as controvérsias e especulações fundamentam-se pelo fato de que existindo inúmeros açougues no Município, com frigoríficos modernos, atendendo os paramentos da Vigilância Sanitária, dificilmente irá satisfazer a comercialização do produto inatura conforme as Legislações atuais.

Em suma, as dissensões objeto das discussões do assunto em tela parte da seguinte premissa: Primeiro a gestão objetiva atender as necessidades dos açougueiros que não podem pagar os impostos e construir seus respectivos açougues. Segundo, sendo Alenquer um Município com vasta diversificação cultural, precisa de um museu genuinamente do Município.

CURUÁ

Vereador Ziraldo, sua mulher Maria do Carmo, Verônica e Josilene
Vereador Ziraldo, sua mulher Maria do Carmo, Verônica e Josilene

ANIVERSÁRIO – No dia 15 de março o empresário Ziraldo dos Santos Moraes, reuniu na sua residência seu vasto circulo de amigos para comungar a festa de seu aniversário. Na ocasião, o anfitrião recepcionou os convidados com um requintado jantar, dentre outras atrações não faltaram a famosa geladinha e música ambiente. O momento mais emocionante da festa foi por ocasião dos parabéns. Nossa página deseja ao aniversariante e seus familiares, muita luz no caminho da felicidade.

Professoras Joenita Castro Prata e Edilena Jesus do Carmo
Professoras Joenita Castro Prata e Edilena Jesus do Carmo

EDUCAÇÃO/COMEMORANDO – No dia 16 de março o município de Curuá, através da Secretaria de Educação, festejou o 10° aniversário de fundação da escola Ismael Chaves. A direção do referido estabelecimento, na titularidade das professoras Joenita Castro Prata e Edilena Jesus do Carmo, elaboraram uma vasta programação em alusão a magna data. Na oportunidade, foram prestadas várias homenagens aos docentes que de certa forma já contribuíram para o engrandecimento da escola. Os discentes por sua vez, prestaram singelas homenagens ao educandário e aos mestres da educação. É lamentável que numa oportunidade de tamanha importância no ponto de vista educacional não compareceram sequer uma autoridade, inclusive o Secretário de Educação.  Isso de certa forma, frustrou a clientela escolar, pais e professores.

Prefeita Adriana Silva e sua vice estão direcionando muitas ações na valorização da mulher curuaaense
Prefeita Adriana Silva e sua vice estão direcionando muitas ações na valorização da mulher curuaaense

SAÚDE INÉDITO – A prefeita Adriana Silva realizou uma façanha jamais vista no Município, no que concerne a contratação de profissionais na área de saúde. No último final de semana, a gestora e sua equipe realizaram um grande mutirão de saúde na comunidade de Apolinário, com consultas, distribuições de remédios e medicina preventiva. Isso, logicamente é fruto de um abnegado trabalho em prol da saúde pública.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *