Prefeitura participa de debate sobre terras quilombolas

Secretário Valdir Mathias
Secretário Valdir Mathias

O debate reuniu representantes do Ministério Publico Federal (MPF), Assembleia Legislativa Estadual do Pará, INCRA, movimentos sociais, a Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santarém, presidentes de bairros e o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., que, representou o prefeito Alexandre Von. O processo do bairro Pérola do Maicá iniciou em 2006 com a instalação de uma Associação de Remanescentes quilombolas no bairro.

De acordo com o secretário Valdir Matias Jr., a Prefeitura não foi notificada oficialmente sobre a problemática. “Tal situação acarreta um forte impacto social. Esse é um problema a ser resolvido pela Prefeitura que é responsável em legislar sobre os limites de bairros”, ponderou.

PRIMEIRA FORMAÇÃO CONTINUADA

A coordenação de Educação e Diversidade Etnicorracial da SEMED, realiza nesta sexta-feira, 22, a primeira formação continuada para os professores quilombolas. O encontro será no auditório Wilson Fonseca, do Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a partir das 9h e à tarde às 16h. Veja a programação.

Manhã – palestra: Educação Escolar quilombola – ministrante: Prof. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA). Tarde – palestra: As cotas para negros (as) nas Universidades como mecanismo de luta para a construção da igualdade racial e étnica. Ministrante: Prof. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA).

ESCOLA ATIVA PROMOVE ENCONTRO

Nos dias 26, 27 e 28 de março a SEMED promove a formação do Módulo Um: “Metodologia do Programa Escola Ativa” para os professores das multisséries. O encontro será realizado na sede social da Colônia de PescadoresZ-20, às 8h.

O objetivo do programa Escola Ativa é dar continuidade a implantação de uma estratégia metodológica voltada para a gestão de classes multisseriadas, que combina na sala de aula uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico administrativo para aumentar a qualidade do ensino oferecido nestas classes. Atualmente o Programa Escola Ativa/MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Social – SECADI atende 220 escolas em Santarém.

 

COMEÇA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES E DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Iniciou na quinta-feira, 21, na Escola do Parque, o Dia Mundial da Água e a Festa Anual das Árvores. No Norte e Nordeste, na última semana de março e no restante do Brasil as comemorações ocorrem em setembro. O principal motivo para essa distinção é que aqui, o período mais propício para o plantio é o chuvoso, no caso do Pará, de janeiro a junho. A programação desenvolvida em parceria com outras Secretarias do Governo e Instituições Federais de Conservação Ambiental, tem como tema “Homem, Água e Floresta”.

Além da mobilização social para a reflexão sobre questões ambientais e a adoção de posturas ecologicamente corretas, o objetivo do evento é iniciar a construção do Programa Santarém Sustentável. A programação é desenvolvida na Escola do Parque e no IESPES. Na sexta-feira, 22, às 9h, na Escola do Parque ocorreu a “mesinha redonda com a apresentação do tratado das crianças pelas águas”, onde as crianças da rede municipal assinarão um compromisso em conservar o recurso. No sábado, 23, serão realizadas coletas de lixo no entorno de igarapés da região do eixo forte e canoagem no rio Tapajós, na orla.

IMÓVEIS SERÃO REPASSADOS À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) realiza o levantamento de imóveis que serão repassados ao Município. A ação faz parte das políticas de descentralização dos serviços de saúde no País. Todo o trabalho é acompanhado pela chefe de Patrimônio da FUNASA, Eneida Lopes.

Será analisada a situação dos patrimônios na área onde estão situados o Hospital Municipal de Santarém (HMS), Pronto Socorro Municipal (PSM), Centros de Referência, SAMU e antigas casas de apoio a médicos, no bairro Santa Clara. Os prédios eram de responsabilidade do extinto Serviço Social de Saúde Pública (SESP), foram repassados à Funasa e devem ficar sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Com o repasse, a Prefeitura de Santarém, via Secretaria de Saúde (SEMSA), implantará o Hospital Materno Infantil.

SEMSA CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA O COMBATE À TUBERCULOSE

Médicos e enfermeiros atuantes nas Unidades e Centros de Saúde do Município participarão nesta sexta-feira, 22, no auditório central das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), da capacitação para o enfrentamento da tuberculose. A ação marca as comemorações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.

De acordo com a coordenadora da Divisão Técnica da SEMSA, enfermeira Ana Emília Macêdo, a tuberculose deve continuar a ter atenção especial das sociedades. Segundo ela, é fundamental que seja feito o diagnóstico precoce. “Sendo assim, a busca ativa na população de pacientes com tosse prolongada deve ser uma estratégia priorizada nos serviços de saúde para a descoberta dos casos”, explica a enfermeira. 

  • Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS