Campanha Santarém contra dengue entra na terceira semana

Prefeito Von reuniu com Agentes de Saúde
Prefeito Von reuniu com Agentes de Saúde

Com a participação de agentes de endemias, voluntários, representantes de órgãos e empresas parceiras foi aberta na segunda-feira, 25, a 3ª semana da campanha Santarém contra a Dengue, no barracão paroquial da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na grande área da Liberdade. A ação será desenvolvida nos polos 2 – formado pelos bairros Liberdade, Mapiri, Salé, Laguinho, Aldeia e Fátima – e 3 – que abrange os bairros Caranazal, Centro e Santa Clara.

O prefeito Alexandre Von agradeceu às instituições parcerias da Campanha e solicitou aos agentes de endemias e voluntários que se empenhem ao máximo para cobrir a grande área da Liberdade. “Precisamos otimizar o tempo. Como estamos numa semana especial para os cristãos e sexta-feira não haverá trabalho é importante que as equipes visitem o máximo de residências até quinta-feira e no sábado, concluam o preenchimento dos formulários e as orientações aos moradores”, enfatizou.

Os presidentes das associações de moradores da grande área da Liberdade expuseram preocupação com os terrenos baldios. O prefeito Alexandre Von alertou que os moradores devem informar aos voluntários, que estão aplicando os questionários, os nomes dos donos dos terrenos baldios para que a Prefeitura possa localizá-los e notificá-los, a fim de providenciarem a limpeza das propriedades.

As equipes da SEMINFRA continuam a recolher os entulhos – com exceção de poda de árvores. De acordo com a pasta de Infraestrutura, em duas semanas de campanha foram retiradas mil carradas de lixo que estavam acumulados em quintais.

 PREFEITURA FINALIZA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NA REGIÃO DE RIOS 

No final de semana, a equipe de governo da Prefeitura de Santarém finalizou o planejamento das ações para o quadriênio 2013-2016 na região do Lago Grande. Entre os dias 15 e 16/03 e 22/03 e 23/03 foram atendidas 72 comunidades do entorno. As demandas concentraram-se nas áreas da saúde – com reforma, ampliação e construção de novos Centros de Saúde – infraestrutura – construção de pontes, recuperação de ramais e vicinais e extensão do programa de energia rural (Luz para Todos) – abastecimento – ampliação de microssistemas de abastecimentos – educação – reforma e ampliação de escolas. A próxima etapa de reuniões será na região do rio Tapajós.

PREFEITO REÚNE-SE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE 

O prefeito Alexandre Von participou na segunda-feira, 25, de uma assembléia convocada pelos agentes comunitários de saúde da área urbana e da zona rural. Na ocasião, os ACS’s apresentaram uma série de reivindicações desde o pagamento do piso salarial nacional e melhores condições de trabalho. Von garantiu que é interesse do Município contribuir para adequar o trabalho dos agentes, pois, de acordo com o prefeito eles são a “porta para a prevenção de doenças”. Alexandre Von informou que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, já está trabalhando para estruturar o trabalho dos agentes com aquisição de balanças, fardamento, mochilas, entre outros itens.

Sobre a remuneração o prefeito propôs a realização de três estudos por parte do Município para avaliar o impacto financeiro à Prefeitura. O primeiro ponto é o valor do percentual de insalubridade à categoria, o segundo ponto é o valor do incentivo à remuneração. O prefeito também solicitou um documento comum entre Secretaria de Saúde e a categoria com as metas para os próximos quatro anos. Sobre a convocação dos agentes, aprovados no último concurso público, o prefeito informou que terão prioridade as áreas descobertas e posteriormente as áreas onde há distorção entre número de famílias e número de agentes comunitários de saúde. A próxima reunião ficou agendada para o dia 15/04. 

MUNICÍPIO É HABILITADO PARA LICENCIAR EMPREENDIMENTOS DE ATÉ 50 hECTARES 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Colares, estiveram reunidos em entrevista coletiva no último sábado, 23, na Escola do Parque para assinatura e oficialização da habilitação do Município de Santarém na gestão ambiental municipal para o licenciamento de atividades de impacto ambiental local. A iniciativa faz parte do processo das ações de descentralização da SEMA.  Na oportunidade, José Alberto Colares afirmou requerer junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA – o aumento do porte que o município tem a competência para licenciar empreendimentos de até 50 ha.

O Secretário enfatizou que a SEMA quer desembaraçar atividades de baixo impacto sem usurpar a competência do Município tais como a agricultura familiar, beneficiamento de óleo de andiroba, copaíba, construção de pontes em comunidades rurais, poços no interior, praças, etc. Segundo ele, o empreendimento Buriti é de competência da SEMA, mas que toda decisão quanto à Buriti será compartilhada com o Município.

OMIPEM BUSCA PARCERIA COM O GOVERNO PARA REALIZAÇÃO DA IV FEIRA DO EMPREENDEDOR

Na segunda-feira, 25, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., recebeu a diretoria da Organização da Micro e Pequena Empresa e Micro Empreendedor Individual do Oeste do Pará (OMIPEM) que busca parceria para a realização da IV Feira do Empreendedor do Oeste do Pará. O presidente da entidade, Renato Guimarães, apresentou as demandas para a realização do evento. Segundo ele se faz necessário firmar parceria com o Município e com instituições financeiras, que tenham programas de desenvolvimento social na região.

De acordo com o titular da SEMDE, a IV Feira do Empreendedor além de ser um espaço de divulgação e comercialização é Segundo o secretario, Valdir Matias Jr., a Feira do Empreendedor é um projeto de responsabilidade socioambiental, além de ser um espaço de divulgação e comercialização. “A Feira do Empreendedor abre um leque oportunidades para os pequenos e micro empreendedores que trabalham na promoção do desenvolvimento e fortalecimento econômico, social e ambiental do oeste do Pará”, ponderou Matias Jr.

3º CIRCUITO DAS ÁGUAS MOVIMENTA ORLA DE SANTARÉM

Amantes de esportes náuticos e famílias santarenas prestigiaram no final de semana o desempenho de motonautas que competiram no 3º Circuito das Águas promovido pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), em parceria com a Liga Esportiva Náuticos do Oeste do Pará (LENOP). Houve competições nas categorias: canoagem e passeio de rabeta, com a participação da Ascae, Lenop e Associação dos Catraieiros do Mapiri.

Na categoria Interboias, os campeões foram: 1º lugar – Madson Gamboa,  2º lugar – Júnior Gamboa, 3º – Odirley. Já na categoria Freestyle, sete motonautas competiram e os vencedores foram: 1º lugar – Odirley, 2º – Júnior Gamboa, 3º lugar – Júnior Ferreira. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Capitania Fluvial de Santarém e Corpo de Bombeiros.

PROFESSORES DO EJA PARTICIPAM DE ENCONTRO

Nesta terça-feira, 26, às 14h, a coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), realizará encontro com gestores das escolas do campo. Serão repassados os planos de ação e trabalho do EJA e assuntos pedagógicos para 50 diretores. O encontro será no prédio da Secretaria, Av. Rui Barbosa. Segundo o coordenador Pedro Célio, após este encontro será realizado, nos dias 1º e 02 de abril na Casa da Cultura, com os gestores e educadores, a partir das 19h, o 1º Encontro de Capacitação do EJA.

PRORROGADAS EXPOSIÇÕES DA SEMANA DO ARTESÃO E DA FEIRA DA PÁSCOA

Em comum acordo, a coordenação da Secretaria de Cultura e os artesãos prorrogaram as atividades da Semana do Artesão e Feira da Páscoa. As duas atividades são desenvolvidas na Praça do Pescador, de 28 a 30 de março, a partir das 17h. Desde que começou, a exposição atraiu público para a orla. Os servidores da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos levaram atividades lúdicas para as crianças. Em média, duzentas crianças passaram pelo cantinho da leitura.

Além da exposição e atividade lúdica foram apresentadas atrações artístico-culturas, com música, grupo de dança da Pastoral do Menor, carimbó  com os grupos Raízes Caboclas, Carimbó do Tapajós, Bailado de Carimbó. E ainda o Grupo musical Arpejando. Nesta terça-feira, 26, será realizada a oficina pedagógica com artesãos, no Theatro Victória, às 9h. Na ocasião será entregue a comenda aos artesãos homenageados. A artesã padrão Suely Nóbrega Rodrigues (Sú) e Ronildo Alves de Jesus (Rony Borari).

Cadastro Geral: As inscrições para o Cadastro Geral dos artistas santarenos continuam abertas na Secretaria de Cultura. As duas primeiras categorias de artistas a iniciar o processo do Cadastro Geral foram o artesanato e habilidades manuais. No total 94 pessoas foram inscritas. Essa atividade possibilita inserir o maior número de artistas nas atividades relacionadas ao Calendário de Eventos da SEMC.  A próxima categoria a iniciar esse processo serão os músicos, a partir de 1º de abril. Todos os cadastramentos são realizados  nas dependências da Secretaria, na Rua do Imperador, 640 – Prainha, esquina com a Travessa São Cristo.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *