Casos de dengue caem 59% em Santarém

Coordenador da Divisa,João Alberto Coelho
Coordenador da Divisa,João Alberto Coelho

A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), registrou queda de 59,5% dos casos confirmados entre as pessoas que contraíram a dengue clássica em Santarém. As informações são referentes ao período de fevereiro – mês com maior índice da doença com 205 registros – a 21 de março de 2013 – contabilizados 122 casos positivos.

Para o coordenador da DIVISA, Dr. João Alberto Coelho, o levantamento é um indicativo das ações que o Comitê de Combate a Dengue e a população vem realizando de forma mais intensa nos dois últimos meses. Na região do planalto, a comunidade Tabocal chegou a apresentar 38 casos confirmados em fevereiro. Enquanto que no mês de março, até o momento, foram contabilizados apenas quatro situações da dengue clássica.

Entre os bairros com elevado índice no mês de fevereiro apresentavam-se Diamantino – 20 casos – Santíssimo – 11 casos –  e Santa Clara – 10 casos. Atualmente, Diamantino registrou seis casos, Santíssimo 5 e Santa Clara,  somente 2.

Santarém contra a Dengue: A campanha que conta com voluntários – universitários, lideranças comunitárias e agentes de endemias – já realizou ações em mais de 30 bairros do Município. As ações estendem-se com visitas as casas, terrenos baldios, distribuição de material informativo e a eliminação de focos do mosquito. “Mas a população não pode parar. É necessário continuar o trabalho de limpeza e eliminar qualquer material que possa acumular água”, alertou o chefe da DIVISA.

Nesta quarta-feira, 27, será realizada uma reunião entre representantes de todas as instituições envolvidas no Comitê de Combate a Dengue para avaliar as atividades promovidas. O encontro será a partir das 8h, na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na Travessa 15 de Agosto, entre Borges Leal e Marechal Rondon.

PREFEITO PARTICIPA DE ELEIÇÃO DA AMUT 

O prefeito Alexandre Von participou na terça-feira, 26, no município de Uruará da assembleia da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT). Na ocasião ocorreu a eleição para a escolha da nova diretoria para o período março de 2013 a março de 2014. Apenas uma chapa concorreu à eleição, encabeçada pelos prefeitos: Everton Vitoria Moreira (prefeito de Uruará – presidente), Danilo Vidal de Miranda (prefeito de Trairão – vice-presidente), Edilson Cardoso de Lima (prefeito de Porto de Moz – 1º secretário) e Raulien Oliveira de Queiroz (prefeito de Jacareacanga – tesoureiro).

A AMUT é formada pelos municípios de: Almeirim, Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

SERVIDORES PARTICIPAM DE TREINAMENTO DO TCE 

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) realizou na terça-feira, 26, um treinamento destinado aos secretários, coordenadores e servidores da Prefeitura de Santarém. Na oportunidade foram abordados temas relativos a convênios – aspectos técnicos e legais de um processo de prestação de contas, plano de trabalho, prazos, penalidades e consequências para o ordenador de despesas e o município.

A controladora geral do município, Socorro Magalhães, reiterou a necessidade de os servidores estarem aptos e cientes dos trâmites legais que envolvem o processo dos convênios estaduais. O prefeito Alexandre Von agradeceu ao presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, por oportunizar o treinamento aos servidores de Santarém. O auditor de controle externo do TCE, Antônio Roberto Gomes, foi o responsável pelas palestras.

 EXPEDIENTE EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS

Por conta do feriado da sexta-feira santa, a Secretaria Municipal de Administração informa o funcionamento de repartições públicas municipais. Na quinta-feira, 28, o ponto é facultativo, funcionarão: mercados, feiras, serviço de limpeza e saúde pública. Sendo que mercados e feiras manterão expediente de 5h às 12h.

SMT DESENVOLVE PROJETO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) está desenvolvendo projeto de sinalização. Além da pintura da faixa de pedestres, a sinalização está sendo trocada ou implantada em muitos bairros da cidade.  A nova sinalização está sendo disponibilizada em vias próximas a escolas, além de ruas de grande fluxo e no centro comercial de Santarém. As ruas próximas a escolas ganharam faixa de pedestres e placas de sinalização. No centro comercial as placas indicam os locais de estacionamento.

DEFESA CIVIL VISITA REGIÃO DO LAGO GRANDE

Agentes da Defesa Civil estiveram visitando no último fim de semana as comunidades Vila Socorro e São Pedro do Uruari, onde a Prefeitura realizou mais uma etapa da Ação Cidadania e fez as reuniões de planejamento. Na oportunidade, os agentes verificaram as demandas das comunidades para encaminhar aos órgãos competentes.

No caso da comunidade Vila Socorro, a demanda é na área de infraestrutura e foi encaminha a SEMINFRA. Na vila do Pataxo, o local para atracação apresenta problemas para veículos que desembarcam e seguem pela rodovia Translago. Como esta estrada é estadual, a demanda foi encaminhada para Setrans (Secretaria Estadual de Transportes).

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS

A coordenadoria do PAC/Social, através do trabalho técnico social promove nesta quarta-feira, 27, palestra sobre resíduos sólidos. O encontro será realizado na Escola Estadual José de Alencar, às 9h.  A palestra também tem como objetivo informar sobre a Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) que abrange o projeto de esgotamento sanitário do bairro Jardim Santarém.

ARTESÃOS DESTAQUEs SÃO HOMENAGEADOS

As comendas de artesão revelação, Rony Borari , e artesã padrão, Suely Nóbrega foram entregues na terça-feira, 26, nas dependências do Theatro Victória. Eles receberam as condecorações respectivamente das mãos da coordenadora da Feira de Artes, Artesanato e Cultura de Santarém (FAART’S), Georgete Guimarães e do secretario de Cultura, Nato Aguiar. As homenagens fazem parte da Semana do Artesão, que começaram na última quinta-feira, 21.

A segunda atividade da manhã foi uma oficina pedagógica, ministrada pela artesã Franciele Malusk. “Nessa manhã os artesãos devem aprender a preparar um portfólio  para melhor divulgar o contexto histórico e os produtos artesanais”, disse a artesã. Em comum acordo, a coordenação da Secretaria de Cultura e dos artesãos foi prorrogada  a Semana do Artesão e Feira da Páscoa. As atividades iniciam na quinta-feira, 28, na Praça do Pescador, em frente à orla, a partir das 17h.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *