Filha do rei da Espanha é acusada em escândalo que envolve marido

Filha do reio da Espanha
Filha do reio da Espanha

A Justiça espanhola acusou nesta terça-feira a infanta Cristina, 47, filha mais nova do rei Juan Carlos, da Espanha, por tráfico de influência em uma investigação sobre desvio de dinheiro público envolvendo o seu marido, Iñaki Urdangarin.

Cristina vai depor no dia 27 no tribunal de Palma de Mallorca, responsável pelo caso. Segundo o juiz José Castro, existem indícios de que Cristina tinha conhecimento das atividades ilegais do marido.

O Palácio Real da Espanha disse que não fará nenhum comentário sobre as decisões judiciais.

Urdangarin e seu ex-sócio Diego Torres são suspeitos do desvio de € 6 milhões (R$ 15,6 milhões) de euros de verbas públicas através do Instituto Nóos, uma entidade de mecenato presidida pelo marido da princesa entre 2004 e 2006.

Em sua último depoimento, o genro de Juan Carlos tentou afastar a infanta e a Casa Real do caso e assegurou que nunca aprovou os negócios realizados pela entidade.

A acusação desta terça contra Cristina foi feita após a defesa de Torres ter apresentado vários e-mails supostamente trocados com a infanta e outras pessoas do entorno da família real.

O indiciamento é o capítulo mais grave do escândalo que explodiu no fim de 2011 e representou um duro golpe na popularidade da monarquia espanhola e do rei Juan Carlos, 75.

Urdangarin foi afastado das atividades oficiais da família real após a acusação. Ex-jogador de handebol, ele se casou com a filha mais nova do monarca em 1997, com que tem quatro filhos.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *