Receita alerta sobre falsos e-mails e páginas na Internet para declaração do Imposto de Renda

E-mails falsos
E-mails falsos

A Receita Federal alerta os contribuintes para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. Segundo o órgão, a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) está sendo motivo para golpes na internet também por meio de páginas falsas.

“A Receita Federal reforça o alerta de que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome”, informou a instituição, por meio de nota.

Governo prevê recorde e 5,7 milhões já enviaram declaração

A Receita Federal do Brasil (RFB) informou que recebeu, até as 16h desta segunda-feira (1º), 5.797.085 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013.

A expectativa da Receita é que as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física este ano superem 26 milhões, um recorde em relação aos anos anteriores.

O órgão lembra que o contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e repassados à RFB, poderá fazê-lo até 30 de abril próximo, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda na Declaração atual.

A declaração de renda é obrigatória para quem obteve rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Também estão obrigadas a declarar as pessoas físicas que obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito a incidência do imposto, fizeram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou tiveram receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25.

O prazo limite para entrega das declarações se encerra às 23h59min59s do dia 30 de abril.

Fonte: Portal Planalto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *